Editorial

José Yvan Pereira Leite

Resumo


O orçamento para a educação, ciência e tecnologia para o próximo ano apresenta reduções importantes que comprometem a consolidação das políticas de longo prazo nestas esferas. A sociedade atual se desenvolve com bases no conhecimento gerado e o Brasil precisa entender que sem estes investimentos não teremos profissionais competitivos, bem como capital intelectual preparado para garantir protagonismo à sociedade brasileira neste século dominado pelo conhecimento e os produtos gerados por este. É preciso alterar este fluxo!

Em tempos difíceis, as políticas editoriais de acesso aberto garantem o fluxo das publicações.

Neste quinto volume da HOLOS são publicados 28 artigos com colaborações das várias regiões brasileiras, como também do Chile, da Croácia, da Espanha, do Irã, do México, de Portugal e da Rússia. Estes artigos conferem uma inserção de 28,6% de artigos com participação internacional. Das setes publicações em língua estrangeira, tem-se quatro em inglês e três em espanhol. Assim, de forma continua, a estratégia de internacionalização se consolida.

Alerto aos colegas avaliadores ad hoc que se mantenham animados para colaborarem com os periódicos de acesso aberto, com vistas à redução do tempo para a publicação dos artigos.

O ciclo socioambiental e político que passa a sociedade tira o foco dos pesquisadores que, agora, se dividem entre a compreensão do contexto político, a difusão da importância do longo prazo, a luta política e o trabalho acadêmico. Os caminhos impressos pelo governo e congresso mostram que o caminho será longo!

Por fim, convido-os a acessarem aquelas colaborações que são de suas áreas e, quando possível compartilhem nas vossas redes sociais.

Natal,  13 de novembro de 2017.

 

José Yvan Pereira Leite 


Palavras-chave


Editorial; ciência; tecnologia; holos; internacionalização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.6536



 

HOLOS IN THE WORLD