A NECESSIDADE DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6312

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Surdos, Inclusão

Resumo

O trabalho é baseado em uma experiência ocorrida sala de aula do ensino básico, primeiro ano do Ensino Médio Integrado, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFRN, em que a autora atuou como professora de língua portuguesa. Na oportunidade, foram desenvolvidos conteúdos e estratégias de ensino para a inclusão de um aluno surdo. Como instrumentos de aprendizagem, fez-se uso de narrativas por imagens e do apoio sistemático das intérpretes de Libras, primeira língua do surdo. A partir do relato sobre a experiência de ensino e de fundamentação teórica sobre o assunto, a autora destaca a importância de se considerar a Língua Portuguesa por escrito para surdos, como segunda língua do aluno surdo e das implicaturas dessa postura pedagógica, inclusive da necessidade urgente de se pensar em referenciais teórico-metodológicos adequados a cada caso. Nesse sentido, ressalta a importância de um olhar psicopedagógico no acompanhamento de pessoas surdas na instituição de ensino, de forma a possibilitar-lhes um aprendizado eficiente, para que o aluno surdo possa aprender a língua portuguesa como instrumento de libertação e de empoderamento social. Finalmente, discute-se as dificuldades e as possibilidades advindas dessa demanda de educação inclusiva.

 

Palavras-chave: educação, inclusão, língua portuguesa escrita para surdos.

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Biografia do Autor

Leonor de Araujo Bezerra Oliveira, IFRN/verboEducacional

Doutora em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada

Mestra em Linguística Aplicada

Especialista em Educação Profissional, Ensino Médio e EJA

Especialista em Psicopedagogia Clínica

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Publicado

22/12/2018

Como Citar

Oliveira, L. de A. B. (2018). A NECESSIDADE DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS. HOLOS, 7, 103–116. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6312

Edição

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ARTIGOS

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