TRANSPORT MODES AT BAIXADA FLUMINENSE REGION OF RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.6273

Palavras-chave:

urban mobility, public transport, new centrality

Resumo

Baixada Fluminense is one of the macrozones of the metropolitan region of Rio de Janeiro that has emerged as new centrality, especially Nova Iguaçu and Duque de Caxias. This paper intends to compare internal mobility destiny quantities and identify the role of transport modes in serving motives of the trips that occurs in Baixada Fluminense region. It was analyzed 2003 and 2015 data from the Urban Transport Master Plan, and data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics. The results identified that more than sixty percent of the trips are carried out within the public transport, configuring the relative independence in relation to capital and provide other benefits for their residents. The endogenous economic dynamics of these cities modified the patterns of urban displacement, transforming them into strong reception axis displacement originated in the Capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José André Villas Boas Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Economia (UFRRJ), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRJ), Doutorado em Engenharia de Transportes (UFRJ).

Herlander Costa Alegre da Gama Afonso, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Economia (UFRRJ), Mestrado em Engenharia de Transportes (IME), Doutorado em Engenharia de Transportes (UFRJ).

Andrea Justino Ribeiro Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Economia (UFRRJ), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRJ), Doutorado em Engenharia de Transportes (UFRJ).

Referências

AFONSO, H.C.A.G.; SANTOS, M.P.S. Práticas de gestão em transportes coletivos urbanos por ônibus: caso de empresas no Rio de Janeiro. Revista Produção e Desenvolvimento, v.1, n.1, p.1-13, 2015.

CERETTA, S. B. N.; FROEMMING, L. M. S. City Marketing: Dimensões importantes para uma Cidade de Bem viver. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 3, p. 67-79, 31 dez. 2015.

CERVERO, R.; SESKIN, Samuel. An evaluation of the relationships between transit and urban form. TRB, June 1995, v.7, p. 55. In: http://onlinepubs.trb.org/onlinepubs/tcrp/tcrp_rrd_07.pdf

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989, 94p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, 302p.

FARIAS, L. O. Diagnóstico das Condições Sócio-Econômicas e da Gestão Pública dos Municípios da Baixada Fluminense. Disponível em www.presidencia.gov.br. 2005.

FERREIRA, B.L.G.; SILVA, M.A. Análise da relação entre variáveis socioeconômicas e o número de viagens de veículos de carga na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Produção e Desenvolvimento, v.2, n.1, p.77-89, 2016.

GIULIANO, G., SMALL, K. A. The determinants of growth of employment subcenters. Journal of Transport Geography, v.7, p.189-201, 1999.

KNEIB, Erika Cristine. Subcentros Urbanos: construção conceitual e metodológica à sua definição e identificação para planejamento de transportes. Tese de doutorado em Transportes orientado por Paulo Cesar Marques da Silva. Brasília – DF: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, 2008, 207p.

KOSSMANN, Hortense; RIBEIRO, Miguel Ângelo. Análise espacial das cadeias de lojas do comércio varejista no Rio de Janeiro. Revista brasileira de geografia, v.46, n.1, p.197-219, 1984.

LAGO, Luciana Correa do. Desigualdades e segregação na metrópole: o Rio de Janeiro em tempo de crise. São Paulo e Rio de Janeiro: Revan/Fase, 2000.

MCCANN, Philip. Schools of Thought on Economic Geography, Institutions, and Development. IN: FISCHER, Manfred M. Handbook of regional science. Heidelberg: Springer, 2014.

MELLO, J.A.V.B.; RIBEIRO MELLO, A.J.; ORRICO FILHO, R.D. Centralidad basada en viaje y su reflexión sobre la estrutura monopolicéntica de la Región Metropolitana de Río de Janeiro. Investigaciones Geográficas, [S.l.], n. 89, p. 74, mar. 2016. ISSN 2448-7279.

MELLO, J.A.V.B., ORRICO FILHO, R.D., SOARES, M.R. Ocupação do solo e transportes por bondes e trens na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ): da viabilização urbana a crise do sistema. Espaço & Geografia, v.19, n.2, p.323-345, 2016b

MINISTÉRIO DAS CIDADES – IBAM. A mobilidade urbana no planejamento da cidade. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, 2006, 36p. < http://www.ibam.org.br/estudos >

MINISTÉRIO DAS CIDADES – IBAM. Mobilidade e política urbana: subsídios para uma gestão interada. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, 2005, p. 52. < www.observatorioseguranca.org>

ROCHA, A. S. (Re) pensando a Baixada Fluminense em um contexto da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: sociedade, território e representação. Revista geo-paisagem, v.6, n.12, julho/dezembro de 2007. <http://www.feth.ggf.br/baixadafluminense.htm>. ISSN Nº 1677-650 X

SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas". Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. v.1, n.1, p.1-14, 2009

SOJA, E.W. Postmetropolis: critical studies of cities and regions. Oxford: Blackwell Publishers, 2000, 440p.

SOUZA, G.A. Produção do espaço e mobilidade urbana: na contramão da sustentabilidade. Revista Produção e Desenvolvimento, v.1, n.3, p.42-51, 2015.

SPÓSITO, M.E.B. Reestruturação urbana e segregação socioespacial no interior paulista. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2007

TOURINHO, A.O. Do centro à novas centralidades: uma trajetória de permanências e rupturas conceituais. Arquiteses. vol. 2. São Paulo: FAUUSP/FUPAM/Annablume: 2007, pp. 11-28.

VILHAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel - FAPESP: Lincoln Institute, 2001, 142p.

WHITE, M.J. Urban areas with decentralized employment: theory and empirical work. Handbook of Regional and Urban Economics. Edited by E.S. Mills and P. Cheshire. Elsevier Science, Chapter 36, p.1375-1442, 1999. (http://dss.ucsd.edu/~miwhite/handbook-urban-white.pdf)

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

Mello, J. A. V. B., Afonso, H. C. A. da G., & Mello, A. J. R. (2020). TRANSPORT MODES AT BAIXADA FLUMINENSE REGION OF RIO DE JANEIRO. HOLOS, 1, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2020.6273

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.