UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6180

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Internacionalização, Educação Superior, Estudantes

Resumo

O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná.  Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7  do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Spiazzi Bottega Cichoski, UTFPR/PPGDR

Psicóloga, Mestre em Desenvovimento Regional (PPGDR)

Marlize Rubin-Oliveira, PPGDR/UTFPR

Dra. em Educação,  Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Edival Sebastião Teixeira, UTFPR/PPGDR

Dr. em Educação Professor Assoicado do PPGDR/UTFPR

Referências

Bardin, L. (1977) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 280p.

BIDO, M. C. F. (2016) Ciência Com Fronteiras: a mobilidade acadêmica e seus impactos. Curitiba: CRV, 142p.

Cunha, M. I. & Reschke, M. J. D. (2016) Internacionalização da Educação e Mobilidade Estudantil em Questão. In: Reunião Científica Regional da Anped. Curitiba: ANPED, 2016. Recuperado de http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo8_MARIA-ISABEL-DA-CUNHA-MARIA-JANINE-DALPIAZ-RESCHKE.pdf

Faria, T.B.B.C. (2014) Aproximações entre a antropologia interpretativa de Clifford Geertz e a perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação – UNICAMP, Campinas, SP, Brasil, 90p.

Gerrtz, C. (1989) A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 224p.

Knight, J. (2010) Internacionalização da educação superior

novos desenvolvimentos e consequências não intencionadas. Boletim IESALC Informa de Ensino Superior. Recuperado de http://150.185.8.110/previo/index.php?option=com_content&view=article&id=2418%3Ainternacionalizacion-de-la-educacion-superior-nuevos-desarrollos-y-consecuencias-no-intencionadas&catid=126%3Anoticias-pagina-nueva&Itemid=712&lang=br

Knight, J. (2012) Cinco verdades sobre internacionalização. International Higher Education. Publicação trimestral do Center for International Higher Education. Journal for Studies in International Education. N. 69. Recuperado de http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ihe/IHE69port.pdf

Knight, J. (2014) Universidades apostam na internacionalização. Entrevista concedida para Grazieli Gotardo. Jornal Extra Classe, Julho, 2014. Recuperado de: http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2014/07/universidades-apostam-na-internacionalizacao

Leontiev, A. N. (1978) O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 356p.

MEC (2015). Ciência Sem Fronteiras. Ministério da Educação: Brasília, Brasil. Recuperado de http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

Morosini, M. C. (1997) Internacionalização de Sistemas Universitários: o Mercosul. In: Sguissardi, V. & SILVA JUNIOR, J. R. (Org.). Políticas Públicas para a Educação Superior. Piracicaba: UNIMEP, pp 225-254.

Morosini, M. C. (2006) Internacionalização da Educação Superior: um modelo em construção? In: Audy, J. L. N. & Morosini, M. C. (Org.). Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, pp. 189-210.

Oliveira, M. K. & Teixeira, E. S. (2002) A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: Oliveira, M. K; Rego, T. C.; & Souza, D. T. R. (Org.). Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, pp. 23-46.

Pino, A. (2000) O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade. Ano XXI, n. 71, pp. 45-78.

Pino, A. (2005) As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 303p.

Rego, T. C. (2002) Configurações sociais e singularidades: o impacto da escola na constituição dos sujeitos. In: Oliveira, M. K; Rego, T. C.; & Souza, D. T. R. (orgs.). Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, pp. 47-76.

Rego, T.C (2003). Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 420p.

Teixeira, E.S. (200) Vigotski e o materialismo dialético: uma introdução aos fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Pato Branco: Fadep, 138p.

Vigotski, L. S. (1995) Génesis de las funciones psíquicas superiores. In: Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor/ MEC, pp. 139-168.

Vigotski, L. S. (2012) Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: Vigotski, L. S.; Luria, A. R. & Leontiev, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone Editora, pp 21-58.

Vieira Pinto, A. (1979) Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 537p.

Downloads

Publicado

03/12/2018

Como Citar

Spiazzi Bottega Cichoski, P., Rubin-Oliveira, M., & Teixeira, E. S. (2018). UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF. HOLOS, 6, 229–247. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6180

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.