ANALISE E ADEQUAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DE FÍSICA EXPERIMENTAL NA REGIÃO DO MATO GRANDE

Anderson Pablo Nascimento da Silva, Aldivan Soares Barbosa, José Evangelista Filho, Jacques Cousteau da Silva Borges

Resumo


O presente trabalho realiza uma análise inicial a cerca da formação e da pratica docente na região do Mato Grande, Interior do Estado do Rio Grande do Norte, onde recentemente se instalou um campus do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Dessa forma, buscou-se conhecer a realidade do ensino de Física nessa região, em especial a abordagem experimental, bem como a formação dos professores nesse campo especifico e diante dessa realidade, propor melhorias, a partir da oferta de curso de capacitação em Física experimental. Verificou-se a existência de práticas experimentais no Ensino de Física nestas escolas e quais os métodos utilizados nestas práticas, além de ter sido levantado se a formação dos Professores que lecionam Física é direcionada para a utilização de atividades experimentais em laboratório ou sala de aula. Diante dos resultados propõe-se um curso de capacitação em Física Experimental para os docentes, com o intuito de elevar o nível de ensino no interior do Rio Grande do Norte.

PALAVRAS-CHAVE: Física experimental, Formação Docente, ensino de Física

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2010.576



 

HOLOS IN THE WORLD