IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5755

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Reestruturação Curricular, Identidade do Ensino Médio

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender em que medida o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS implicou em mudanças na definição da identidade do Ensino Médio. Para tanto, foram realizados 03 grupos focais que envolveram 20 Professores de Seminário Integrado (SI), novo componente curricular do Ensino Médio, e foram realizadas 34 entrevistas que envolveram 13 Coordenadores Pedagógicos, 20 Professores de SI (alguns agrupados) e 06 Professores do Ensino Médio, todos eles atuantes em 20 escolas da região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação da SEDUC/RS que vivenciaram esse processo de implementação da Proposta. A partir dos resultados, podemos afirmar que a implementação da referida Proposta não modificou substancialmente o Ensino Médio, especialmente porque não suscitou suficientemente o questionamento sobre a função social dessa escola de Ensino Médio, que nesse processo permaneceu como um núcleo sólido, protegido de tal modo que ali não se efetivaram mudanças.

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Biografia do Autor

Eduardo Adolfo Terrazzan, Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM

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Publicado

06/09/2017

Como Citar

Zambon, L. B., & Terrazzan, E. A. (2017). IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE?. HOLOS, 3, 132–140. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5755

Edição

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ARTIGOS

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