DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5744

Palavras-chave:

Demandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso.

Resumo

Este trabalho aborda protagonismo juvenil no ensino médio em meio a demandas curriculares. No campo metodológico, apresenta resultados de pesquisa realizada em manchetes midiáticas, as quais deram visibilidade a alguns movimentos em defesa da educação pública. Destaca dois movimentos tendo como protagonistas jovens alunos (e possivelmente seus professores) do ensino médio, desencadeados por demandas curriculares, ambos acontecidos no período entre final de 2015 e início de 2016, com ocupações de escolas nos estados de Goiás e de São Paulo. No campo teórico, trata de uma abordagem pós-estrutural com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Nessa perspectiva, considera como demandas curriculares os eventos propostos pelas secretarias de educação dos estados de Goiás (a implantação de Organizações Sociais) e de São Paulo (o programa de reorganização escolar) e estudantes envolvidos nas referidas manifestações e ocupações de escolas como sujeitos na/da constituição política. Com base na lógica laclauniana, reivindicações aqui destacadas, em especial pela configuração do protagonismo juvenil, foram/vão se apresentando a partir das referidas demandas. Os sujeitos envolvidos vão se constituindo em processos articulatórios de negociação, de identificação, marcados pela contingência, tentando fixar determinados sentidos (dentre outros) de qualidade de educação, não definidos a priori.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Betania Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN).

Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró.

Referências

LACLAU, Ernesto, MOUFFE, Chantal. (2001). Hegemony and socialist strategy. Londres,

LACLAU, Ernesto. (2011). Emancipação e diferença. Coordenação e revisão técnica geral: Alice Casimiro e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ.

LACLAU, Ernesto. (2013). A razão populista. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. – São Paulo: Três Estrelas.

LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. (2011). Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez.

LOPES, Alice Casimiro. (2014). No habrá paz en la política. Debates y Combates, 4, 1-25. (versão em português).

LOPES, Alice Casimiro. (2013). Teorias Pós-Críticas, Política e Currículo. Dossier Temático: Configurações da Investigação Educacional no Brasil. Educação, Sociedade & Culturas, 39, 7-23). Recuperado de http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf.

MAINARDES, J., FERREIRA, M. dos S. F., TELLO, C. (2011). Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In S. J. Ball; MAINARDES, J. Mainardes (Orgs.), Políticas educacionais: Questões e dilemas. São Paulo.

MENDONÇA, Daniel de. (2012). Antagonismo como identificação política. Revista Brasileira de Ciência Política, 9, 205-228.

PETERS, Michael. (2000). Pós-esruturalismo e filosofia da diferença: Uma introdução. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Autêntica: Belo Horizonte.

SITES CONSULTADOS

A ocupação das escolas em SP contada pelos próprios estudantes. (Redação em 9 de dezembro de 2015 às 16:39). Recuperado de https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/a-ocupacao-das-escolas-em-sp-contada-pelos-proprios-estudantes/

Contrários a novo modelo de gestão, estudantes ocupam 27 escolas em Goiás. Recuperado de http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-01/contrarios-novo-modelo-de-gestao-estudantes-ocupam-27-escolas-em-goias

Cresce ocupação de escolas em Goiás em defesa da educação pública. Recuperado de http://www.vermelho.org.br/noticia/274565-8.

Ocupação de escolas traz questionamento sobre avaliações externas. Recuperado de http://www.tonorumo.org.br/2015/11/ocupacao-de-escolas-traz-questionamento-sobre-avaliacoes-externas/.

Perguntas e respostas sobre OSs atualizadas (24.12.2015). Recuperado de http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/Noticia.aspx?idNoticia=1748.

Downloads

Publicado

06/09/2017

Como Citar

Oliveira, M. B., & Oliveira, E. F. de A. (2017). DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio. HOLOS, 3, 185–195. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5744

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.