“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ

Autores

  • José Araújo Amaral
  • Francisco Jânio Filgueiras Aires
  • Helen F. de Lima

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.571

Resumo

O presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

Amaral, J. A., Aires, F. J. F., & Lima, H. F. de. (2011). “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ. HOLOS, 5, 194–205. https://doi.org/10.15628/holos.2010.571

Edição

Seção

ARTIGOS