DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO FACILITAR O APRENDIZADO

Andréa Brasiliano Petronilo, Douglas Lima de Oliveira, Lessandra Paula Targino de Oliveira

Resumo


Mediante a necessidade de incluir alunos especiais na rede regular de ensino, nos propomos a falar acerca da dislexia, um dos distúrbios de aprendizagem. Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre os métodos que, aplicados em sala de aula, contribuem para o processo de ensino/aprendizagem da criança disléxica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer da pesquisa, mostraremos as características mais comuns de uma criança que possui esse distúrbio de aprendizagem, falaremos sobre a importância do diagnóstico em sala de aula e, por fim, apresentaremos os métodos de apoio para contornar essas dificuldades específicas. A metodologia adotada no nosso Projeto foi a pesquisa bibliográfica, e em toda a pesquisa foram utilizados conceitos dos autores LANHEZ e NICO (2002) e LIMA, C. F.; CAMEIRÃO, M. L.; MEIRELES, L. P (2005), além dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso de Licenciatura em Espanhol. Acreditamos que este trabalho possa despertar o interesse pela inclusão escolar das crianças que apresentem uma dificuldade de aprendizagem como a dislexia.

PALAVRAS-CHAVE: dislexia, métodos, dificuldade de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.570



 

HOLOS IN THE WORLD