AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5353

Palavras-chave:

Museu Interativo, Formação Docente, Educar pela Pesquisa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. 

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Biografia do Autor

Alvori Vidal Rodrigues

seduc.alvorividal@gmail.com

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

Rodrigues, A. V., Souza, C. C. de, & Rocha Filho, J. B. da. (2017). AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL. HOLOS, 8, 160–171. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5353

Edição

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ARTIGOS

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