A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Autores

  • Aleksandre Saraiva Dantas

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2005.53

Resumo

Este artigo fala sobre a problemática que envolve a formação inicial do professor para o uso das tecnologias de comunicação e informação. Mostra que as transformações que vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e o conseqüente aumento da competitividade por um lugar no mercado de trabalho, passam a exigir novas posturas, tanto da escola, quanto do professor, destacando a necessidade de incorporar à sua prática educativa, os avanços tecnológicos nas áreas de comunicação e informação. Destaca algumas deficiências apresentadas pelos professores no uso destas tecnologias, como também os motivos que os levam a apresentar tais limitações. Por último, mostra algumas dificuldades apresentadas pelas universidades no processo de formação dos professores para o uso das tecnologias e a necessidade de se desenvolver uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos onde o uso de tecnologia passe a fazer parte do cotidiano da formação docente. Palavras-chaves: Educação, tecnologia, universidade, formação, professor.

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Publicado

25/12/2007

Como Citar

Dantas, A. S. (2007). A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. HOLOS, 1, 13–26. https://doi.org/10.15628/holos.2005.53

Edição

Seção

ARTIGOS