O ENSINO DE ACÚSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLEM: ANÁLISE DAS LIGAÇÕES ENTRE A FÍSICA E O MUNDO DO SOM E DA MÚSICA

Autores

  • Francisco Nairon Monteiro Júnior
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2011.516

Resumo

No presente artigo apresentamos uma análise dos conteúdos de acústica presentes nos livros didáticos de física recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM, na qual utilizamos os mesmos critérios da ficha de avaliação utilizada pelos especialistas na análise de tais livros. Neste percurso, observamos que tais textos pouco evoluíram em comparação com as apresentações textuais analisadas em 1998 e publicadas na revista Ciência e Educação [1], na qual foram analisados dez livros didáticos de física para o ensino médio, dentre os quais os mais utilizados, à época, nas escolas brasileiras. Muito embora tenhamos identificado a inclusão de alguns aspectos da cultura do som e da música, há ainda diversas distorções conceituais e históricas, além da pouca importância que tem sido dada às ligações CTSA, dentre as quais, os estudos de paisagens sonoras que, sequer, são mencionados. PALAVRAS-CHAVE: Acústica, Livros Didáticos, PNLEM

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

05/03/2011

Como Citar

Monteiro Júnior, F. N., & Carvalho, W. L. P. de. (2011). O ENSINO DE ACÚSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLEM: ANÁLISE DAS LIGAÇÕES ENTRE A FÍSICA E O MUNDO DO SOM E DA MÚSICA. HOLOS, 1, 137–154. https://doi.org/10.15628/holos.2011.516

Edição

Seção

ARTIGOS