USO E MANUSEIO DE AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5006

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agrotóxicos, Saúde, Ambiente

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as práticas de uso e manuseio de agrotóxicos na produção de alimentos na agricultura familiar e sua relação com a saúde e o ambiente. Estudo exploratório descritivo com 38 agricultores familiares da região oeste do estado de Santa Catarina (SC). Os participantes foram os pais de estudantes matriculados no ensino médio e técnico da Escola Familiar Rural Santo Agostinho no município de Quilombo (SC). A análise dos dados foi por meio da aplicação de estatística descritiva. Todos os respondentes informaram que produzem alimentos para o autoconsumo e para comercialização. Relataram que trabalhar com agrotóxicos é perigoso, porém, 85% deles os utilizam na produção. Ao todo 79% afirmaram usar Equipamento de Proteção Individual parcialmente. A aplicação é realizada de forma manual e mecanizada, com duração de duas a quatro horas por dia, de três a oito vezes por mês, pelo menos há mais de dez anos. Os agricultores relataram que enviam as embalagens de volta para os pontos de venda ou para os centros de recolhimento. Também reutilizam, incineram ou descartam ao ar livre. Os participantes apontaram sintomas como dor de cabeça, tosse, náuseas, câimbra, irritação nos olhos, boca e garganta após aplicação dos agrotóxicos. Foi observada uma preocupação com a proteção da saúde e com o meio ambiente quanto à aplicação de agrotóxicos. No entanto, verificou-se dificuldade na utilização de Equipamento de Proteção Individual, destino adequado das embalagens e carência de orientações e assistência sobre o uso desses produtos, o que poderia contribuir para o cultivo de alimentos mais saudáveis e um maior cuidado com a saúde e o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde

Área de Ciências da Saúde

Beatris Aparecida Arezi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Curso de Nutrição

Área de Ciências da Saúde

Marcia Aparecida Souza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Curso de Nutrição

Área de Ciências da Saúde

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde

Área de Ciências da Saúde

Junir Antonio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde

Área de Ciências da Saúde

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde

Área de Ciências da Saúde

Referências

ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva. (2012). Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde: agrotóxicos, saúde, ambiente e sustentabilidade. Augusto, L. G. S., Carneiro, F. F., Rigotto, R. M., Friedrich & K., Búrigo, A. C. Rio de Janeiro: ABRASCO.

______. (2012). Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde: agrotóxicos, segurança alimentar e nutricional e saúde. Augusto, L. G. S., Carneiro, F. F., Rigotto, R. M., Friedrich, K. & Búrigo, A. C. Rio de Janeiro: ABRASCO.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (2011). Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia/Assuntos+de+Interesse/Programa+de+Analise+de+Residuos+de+Agrotoxicos+em+Alimentos>. Acesso em: 1 jun. 2016.

Badalotti, R., Renk, A. A. & Filippin, E. S. (2007). Reprodução social da agricultura familiar e juventude rural no oeste catarinense. In: RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul, 7., 2007, Porto Alegre... Anais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1, 97-108.

Brasil. Lei n. 9.974, de 6 de junho de 2000. (2000). Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências. Recuperado em: 16 novembro, 2015, <http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/2000/9974.htm>

Bohner, T. O. L., Araújo, L. E. B. & Nishijima, T. (2013). O impacto ambiental do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores rurais. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 8(3), 329-341.

Casal, V. B., Azevedo, L. F., Ferreira, R. P., Silva, D. G. & Simão, R. S. (2014). Agrotóxicos: uma revisão de suas consequências para a saúde pública. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 18(1), 437-445.

Cizenando, T. A. L. (2012). Uso de agrotóxicos nas pequenas propriedades produtoras de banana no município de Ipanguaçu/RN. Monografia (Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semiárido - Campus Angicos, Rio Grande do Norte,

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tecnologia de aplicação de defensivos. (2005). Recuperado em 15 agosto, 2016, <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ameixa/AmeixaEuropeia/tecnologia.htm>

______. Cultivo da videira: normas gerais sobre o uso de agrotóxicos. (2010). Recuperado em 20 junho, 2016. <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/CultivodaVideira_2ed/agrotoxicos.html>

______. Uso de agrotóxicos: Normas gerais para o uso de agrotóxicos. (2003). Recuperado em 15 agosto, 2016, <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/BananaJuazeiro/agrotoxicos.htm>

______. Normas sobre o uso de agrotóxicos. (2005). Recuperado em 10 junho, 2016, <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pimenta/PimenteiradoReino/paginas/uso.htm>

______. Panorama da Contaminação Ambiental por Agrotóxicos e Nitrato de origem Agrícola no Brasil: Cenário 1992/2011. (2011). Recuperado em 15 junho, 2016, <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/987245/1/Doc98.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2014-2015. (2015). Recuperado em 20 junho, 2016, <http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_cepa/publicacoes/Sintese_2015.pdf>

Kós, M. I., Hoshino, A. C., Asmus, C. I. F., Mendonça, R. & Meyer, A. (2013). Efeitos da exposição a agrotóxicos sobre o sistema auditivo periférico e central: uma revisão sistemática. Revista Saúde Pública, 29(8), 1-16.

Londres, F. (2011). Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. 1. ed. Rio de Janeiro: AS-PTA.

Netto, S. N. (2007). A responsabilidade do controle no uso de agrotóxicos: seus reflexos no atual ordenamento brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Minetto, M. (2013). Produção de alimentos para autoconsumo na agricultura familiar em Santo Ângelo/RS. Cadernos de Agroecologia, 8(2), 1-5.

Mori, N. C., Horn, R. C., Oliveira, C., Leal, P. A. P., Golle, D. P., Koefender, J., Bortolotto, J. & Dias, H. M. (2015). Alterações bioquímicas e toxicológicas de agricultores familiares da região do Alto Jacuí, Rio Grande do Sul. Revista Scientia Medica, 24(3), 1-7.

Murussi, C., Hornl, R. C., Santill, A., Clasenll, B. E., Reisl, G., Souza, D., Bortolotto, J. W., Manfio, C. E. & Loro, V. L. (2014). Changes in oxidative markers, endogenous antioxidants and activity of the enzyme acetylcholinesterase in farmers exposed to agricultural pesticides - a pilot study. Revista Ciência Rural, 44(7), 1-8.

Ubessi, L., Ubessi, D., Ubessi, C., Kirchner, R. M., Jardim, V. M. R. & Stumm, E. M. F. (2015). Uso de equipamentos de proteção por agricultores que utilizam agrotóxicos na relação com problemas de saúde. Revista de Enfermagem, 9(4), 7230-7238.

Downloads

Publicado

03/12/2019

Como Citar

Busato, M. A., Arezi, B. A., Souza, M. A., Teo, C. R. P. A., Lutinski, J. A., & Ferraz, L. (2019). USO E MANUSEIO DE AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE. HOLOS, 1, 1–9. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5006

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.