A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES – NOVAS TENDÊNCIAS E NOVOS CAMINHOS

Autores

  • Nadja Maria de Lima Costa

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2004.48

Resumo

O presente trabalho consiste em um recorte dos estudos sobre formação e profissionalização docente, abordando as questões teóricas dos modelos de formação continuada de professores no que se refere às suas características, formas de desenvolvimento no cotidiano escolar e na vida desses profissionais, bem como discute as implicações e contribuições que determinadas práticas trazem para o atual contexto educacional. Demarca a existência de dois grandes modelos teóricos de formação e suas formas multifacetadas de existência, quais sejam, as denominadas por alguns autores, como estruturantes ou clássicas e o modelo construtivista ou interativo-reflexivo. Tem a preocupação de traçar as necessidades para a formação do professor reflexivo, mapeando as novas tendências na formação continuada de professores em contraponto com o modelo clássico, e ainda aponta alguns caminhos a se percorrer baseado nestas sistematizações. A partir desse referencial, discutem-se as atuais mudanças na formação continuada de professores, a quem caberá um importante papel nesta dinâmica e como poderá ser articulado um modelo de formação contínua que valorize o espaço escolar e o permanente exercício da ação-reflexão-ação como um elemento intrínseco à formação docente. É um ensaio que visa a contribuir com as novas perspectivas da formação continuada de docentes na busca de uma significativa atuação profissional. Palavras chaves: Formação docente, novas tendências e professor reflexivo

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Publicado

24/12/2007

Como Citar

Costa, N. M. de L. (2007). A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES – NOVAS TENDÊNCIAS E NOVOS CAMINHOS. HOLOS, 3, 63–75. https://doi.org/10.15628/holos.2004.48

Edição

Seção

ARTIGOS