CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4659

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação a Distância, educação móvel, Aprendizagem baseada em problemas, Educação médica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecilia Mendonça Melo da Rocha, Núcleo de Teleducação do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP (Brasil)/ Universidade da Beira Interior(Portugal)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), e mestrado em Educação Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na linha de pesquisa Educação Tecnológica. É tutora do Laboratório de Recursos Digitais da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Atuando e desenvolvendo pesquisas principalmente nas áreas: Construção do Conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem , Disseminação Seletiva da Informação, Capacitação na busca da informação científica em base de dados na internet, Mediação da Informação, Tecnologia da Informação, Educação Superior, Docência Ensino Superior, Educação Medica. Tutora de Metodologia Científica no Curso Psicologia/FPS. Desenvolve pesquisas sobre as ações comunicativas e dialógicas no processo de ensino e aprendizagem, sobre processos de interação e interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), mediação da informação e educação médica, mediação pedagógica. Participa de grupo de Estudos em Educação a Distância. É tutora nas disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisas e Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade Pernambucana de Saúde. Tutora do Programa Mídias na Educação/USP - Convergência de Mídias (Nível Especialização) na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Atualmente cursando o doutorado em Educação no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.

Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco, Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação.

É Doutora em Educação pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Professora Associdar do Departamento de Psicologia e Educação da mesma universidade. Investigadora do Instituto de Filosofia/Gabinete de Filosofia da Educação da Universidade do Porto. Desenvolve pesquisas centradas nas áreas da Teoria da Educação, Pensamento Pedagógico Contemporâneo e Educação para uma Cidadania Democrática.Ministra cursos relacionados com Ciências da Educação e Metodologias Qualitativas. Seus principais interesses de pesquisa são Educação para a Cidadania Democrática; Teoria Educacional e Formação de Professores.

Maria de Fátima de Jesus Simões, Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação

Doutora em Educação (1998) e agregada em Psicologia (2009) pela Universidade da Beira Interior. Docente na UBI desde 1987. É atualmente, professora associada com agregação no Departamento de Psicologia e Educação na mesma universidade. Áreas de interesse: Psicologia da Educação e Métodos e Técnicas de Educação, Bases Psicológicas da Medicina. Leciona disciplinas como Psicologia Cognitiva, Cognição Avançada, Aprendizagem e Memória e Psicologia do Pensamento e da Linguagem. 

Gilliatt Hanois Falbo, Faculdade Pernambucana de Saúde. FPS

Doutor em Medicina Materno Infantile - pela Università Degli Studi Di Trieste-Itália (1998), residência em cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1982) e graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco UPE (1979). Atualmente Presidente do Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira-IMIP e coordenador dos cursos de graduação e do Mestrado profissional em Educação para profissionais de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde, coordenador da disciplina de metodologia do Ensino da pós-graduação em saúde materno infantil do IMIP e pesquisador do grupo de estudos da violência da diretoria de pesquisas do IMIP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Pediátrica, Gestão, Educação Médica atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, violência, cirurgia pediatrica, Educação Médica

Referências

Almeida, M. E. B. (2003).Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29(2), 327 – 340.

Alves, L., Barros, D., & Okada, A. (2009). (Org.) Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso. Salvador: EDUNEB.

Anastasiou, L. das C. (2007). Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: Anastasiou, L C., & Alves, L.P. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): UNIVILLE. p.15-43.

Andrade, A. F. de, & Vicari, R.M. (2011). Construindo um ambiente de aprendizagem a distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: Silva, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola. p. 257 – 293.

Belisário, A.O. (2011). Material didático na educação à distância e a constituição de propostas interativas. In: Silva, Marco (Org). Educação online. São Paulo: Loyola. p. 135-146.

Bellonni, M.L. (1999). Educação à distância. Campinas: Autores Associados.

Beluce, A.C., & Oliveira, K.L. (2012). Ambientes virtuais de aprendizagem: das estratégias de ensino às estratégias de aprendizagem. Rio Grande do Sul: Anped.

Borochovicius, E., & Tortella, J.C.B. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Aval.Pol.Públ.Educ., 22(83), 263-294, Jun.

Castells, M. (2013). O poder da comunicação. Lisboa: Calouste Gulbenkian.

Cyrino, E. G., & Toralles-Pereira, M. L. (2004). Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, 20(3), 780-788.

Delors, J. et al. (1998). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez.

Dewey, J. (1979). Como Pensamos. São Paulo: Cia Editora Nacional.

Dewey J.(2004). Democracia y educación. Madrid: Morata.

Ferreira Filho, O.F., et al. (2002). Visão docente do processo de implementação da aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso médico da universidade estadual de londrina (UEL). Rev. Bras. Educ. Med. 26(3), 175-183, set./dez.

Ferreira, J.C. (2008). O Design na Era da Aprendizagem Virtual: para um estudo do design de plataformas de E-learning. Dissertação de Mestrado. Covilhã: UBI.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Habermas, J. (2004). Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Edições Loyola.

Kenski, V. (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, 4(10), p.47-56.

Kuri, N.P., Manzato, G. G., & Silva, A. N. da. (2004). Aprendizado baseado em problemas em uma plataforma de ensino a distância: Uma aplicação na eesc-usp. Minerva, São Carlos (SP), 4(1), 27-39.

Lévy, P. (2003) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Masetto, M.T. (2006). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, J. M., Masetto, M. T. & Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus. p. 133 – 173.

Maturana, H., & Varela, F. (1995). A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II.

Mehkecke, Q., et al. (2006). Estratégia de interação on-line: um estudo no contexto de falantes da língua portuguesa de Portugal. Novas Tecnologias da Educação, Porto Alegre, 4(1), 1-11.

Melo, M.C.M. (2012). O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. Dissertação de Mestrado, Centro de Educação, UFPE. Recife: UFPE.

Mezzari, A. (2011). O uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle. Rev. Bras.de Educação Médica, 35(1), 114-121.

Moran, J. M. (1997). Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, 26(2), 146-153.

Moran, J.M. (1995). Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 23(126), 24-26, set./out.

Moran, J.M., Masetto, M. T., & Behrens, M.A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus..

Palloff, M.R., & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed.

Perassinoto, M.G.M., Boruchovitch, E., & Bzuneck, J.A. (2013). Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, 12(3), 351-359.

Schalch, C.S., & Melo, M.C.M. (2015). A utilização de recursos de mídias no processo de ensino e aprendizagem: identificação do perfil dos docentes. Rev. Humanitas, 4(1), 28-45, set.

Schwartz, S.( 2008). Aprendizagem: questão de ritmo? Porto Alegre: EDIPUCRS.

Soares, M.A. (2008). A aplicação do método de ensino problem based learning no curso de ciências. Dissertação Mestrado. São Paulo: USP.

Tostes, S. C. (2011). Estratégias mediadoras no ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, 11, 1.

Tsuji, H. (2010). Aprendizagem baseada em problemas no curso de medicina. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, EMB.

Vigotsky, L. (2000). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos mentais superiores. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotsky, L. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

14/11/2018

Como Citar

da Rocha, M. C. M. M., Branco, M. L. F. R., Simões, M. de F. de J., & Falbo, G. H. (2018). CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DIALÓGICA. HOLOS, 5, 151–162. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4659

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.