NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4002

Palavras-chave:

Redes de aprendizagem, autonomia, dialogia, fóruns

Resumo

Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens  de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas.. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas TDIC e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação  de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que, a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.

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Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência da Educação; 

Professor adjunto no curso de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins.

http://lattes.cnpq.br/7354216451141231

Bento Silva, Universidade do Minho

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, doutor em Educação em Educação – Tecnologia Educativa. É Coordenador da área de especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação da UMinho, Braga – Portugal.

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Publicado

15/02/2016

Como Citar

Martins, J. L., & Silva, B. (2016). NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. HOLOS, 1, 16–30. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4002

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