A DEFICIÊNCIA EM FOCO NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1960-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4000

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Educação especial, Inclusão educacional, Educação Superior, Currículo.

Resumo

A deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Érico Gurgel Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Medicina e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduada e mestre em História, doutora em Educação e professora do Centro de Educação da UFEN e do PPGEP/IFRN.

Jacileide Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora da Escola de Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN.

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

Amorim, Érico G., Medeiros Neta, O. M. de, & Guimarães, J. (2016). A DEFICIÊNCIA EM FOCO NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1960-2015). HOLOS, 2, 231–248. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4000

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