OBRAS DE REABILITAÇÃO DAS ESTRUTURAS DOS EDIFÍCIOS DAS ANTIGAS ESCOLAS DE ARTES E OFÍCIOS E DA CASA DO ESTUDANTE DE NATAL - RN

Autores

  • Alexandre Da Costa Pereira
  • Alcio Da Costa Pereira
  • Manoel Pereira Da Silva
  • Edilberto Vitorino De Borja

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.394

Resumo

O artigo tem por objetivo a apresentação de estudos de casos de obras para recuperação de construções históricas. As obras estudadas correspondem às antigas Casa do Estudante de Natal e Escola de Artes e Oficios de Natal, esta recém recuperada para integrar Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil). Comenta-se no trabalho sobre o emprego de materiais e técnicas, tradicionais e modernas, de intervenção para a recuperação da capacidade portante dos componentes estruturais das obras e para a recuperação dos aspectos funcionais dos sistemas construtivos das mesmas. A integridade estrutural associada à manutenção das características arquitetônicas originais das obras, foram consideradas como fatores fundamentais para a seleção de materiais e técnicas adequadas para a solução dos problemas identificados nos diagnósticos de manifestações patológicas, associados à ocorrência de danos em diversos componentes construtivos das obras em estudo. Os materiais e técnicas empregadas foram estudados em função da capacidade de restabelecer a adequada resistência aos elementos estruturais das construções históricas sem comprometer as características arquitetônicas originais das obras, mantendo-se intactos os atributos históricos das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

23/07/2010

Como Citar

Pereira, A. D. C., Pereira, A. D. C., Da Silva, M. P., & De Borja, E. V. (2010). OBRAS DE REABILITAÇÃO DAS ESTRUTURAS DOS EDIFÍCIOS DAS ANTIGAS ESCOLAS DE ARTES E OFÍCIOS E DA CASA DO ESTUDANTE DE NATAL - RN. HOLOS, 2, 3–24. https://doi.org/10.15628/holos.2010.394

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)