KRIGAGEM DOS INDICADORES APLICADA A MODELAGEM DAS TIPOLOGIAS DE MINÉRIO FOSFATADOS DA MINA F4

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3870

Palavras-chave:

geometalurgia, geoestatistica

Resumo

A caracterização do minério e sua previsão de resposta na unidade de processamento sempre estiveram incluídas em projetos de mineração e devem fazer parte do modelo de recursos. Com este intuito, este trabalho visa distinguir os diferentes tipos de minério através de suas características mineralógicas, químicas e metalúrgicas. Essas características foram definidas por mapeamento geológico de detalhe, seguidos por análise química dos teores e testes de desempenho que reproduzem em escala de bancada o processo de beneficiamento mineral. Os resultados dos testes de processo foram cruzados com as informações de teores e de geologia para definição de domínios geometalúrgicos. Observou-se a possibilidade de prever desempenhos de recuperação metalúrgica a partir do agrupamento das tipologias de minério em concordância com o mapa geológico. Um modelo geometalúrgico foi gerado, empregando um método da geoestatística não linear para modelagem de variáveis categóricas, i.e. tipos de minério. A metodologia mostrou-se adequada, permitindo rapidez na atualização do modelo de blocos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvânia Alves Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna da pós graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora efetiva do curso técnico de mineração e engenharia de minas do CEFET-MG

Referências

Goovaerts, P. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. Oxford University Press, New York. 1997; 483p.

Grossi Sad J H & Torres, N. Geology and mineral resources of the Barreiro Complex, Araxá, MG. 1º Congr. Int. Cabonatitos, Poços de Caldas, Brazil. 1976.

Journel, A. G. Non parametric estimation of spatial distributions. Journal of International Association for Mathematical Geology. 1983; v.15, n.3, 445-468p.

Williams, S. R. e Richardson, J. M. Geometallurgical Mapping: A New Approach That Reduces Technical Risk. Proceedings 36th Annual Meeting of the Canadian Mineral Processors. 2004; Paper 16, 28p.

Downloads

Publicado

15/02/2016

Como Citar

Braga, S. A., & Costa, J. F. C. L. (2016). KRIGAGEM DOS INDICADORES APLICADA A MODELAGEM DAS TIPOLOGIAS DE MINÉRIO FOSFATADOS DA MINA F4. HOLOS, 1, 394–403. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3870

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.