POLIACRILAMIDA NÃO IÔNICA NA FLOTAÇÃO CATIÔINICA REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO

Autores

  • Marina Filizzola Melquiades Oliveira UFMG
  • Kelly Cristina Ferreira UFMG
  • Mário Campos de Rezende Neto UFMG
  • Maria Auxiliadora Mendes Aguiar UFMG
  • Antônio Eduardo Clark Peres UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3707

Palavras-chave:

minério de ferro, floculante, depressor, microflotação

Resumo

No procedimento da flotação catiônica reversa utilizada para minério de ferro de baixo teor destaca-se a necessidade de aprimorar a recuperação do elemento útil. A presença de partículas finas neste sistema é um dos principais fatores diminuidor da efetividade do processo. O presente estudo teve como objetivo investigar as consequências da formação prévia de agregados com essas partículas através da utilização de floculante sintético de ação seletiva a fim de buscar uma possibilidade de se aumentar a recuperação metalúrgica nesta etapa de concentração, sem que ocorresse perda de qualidade do concentrado. Os resultados foram obtidos através da realização de ensaios de microflotação, em tubo de Hallimond modificado, com amostras de hematita pura, utilizando-se floculante da família das poliacrilamidas, combinado ao amido convencional. Nos testes de microflotação realizados com a adição do floculante poliacrilamida não iônica de alto peso molecular, combinado ao amido, ocorreu uma redução mais acentuada da flotabilidade da hematita compacta, em relação aos testes em que apenas o amido foi utilizado. A análise dos resultados demonstrou que o pré-condicionamento das amostras de hematita compacta com  um floculante pode ser uma alternativa promissora para a obtenção de uma atuação depressora mais eficiente no processo de flotação e assim gerar maior recuperação metalúrgica nessa fase de beneficiamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Filizzola Melquiades Oliveira, UFMG

Tecnologia Mineral

Kelly Cristina Ferreira, UFMG

Tecnlogia Mineral

Mário Campos de Rezende Neto, UFMG

Tecnologia Mineral

Maria Auxiliadora Mendes Aguiar, UFMG

Tecnologia Mineral

Antônio Eduardo Clark Peres, UFMG

Professor UFMG

Referências

BALTAR, C. A. M. PROCESSOS DE AGREGAÇÃO. In: Da Luz, A. B.; Sampaio, J.A.; França, S.C.A. (Ed(s)). Tratamento de Minérios – 5ª Edição. Rio de Janeiro CETEM/MCT, 2010. P 559-587.

BRANDÃO, P. R. G. - Notas de Aula da Disciplina Agregação/Dispersão – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

FRIEND, J. P., KITCHENER, J. A. (1973) Some psycho-chemical aspects of the separation of finely-divided minerals by selective flocculation. Chemical Engineering Science, v.28.

HOUOT, R. (1983). Beneficiation of iron ore by flotation review of industrial and potential applications. International Journal of Mineral Processing, v.10, p.183-204.

LIMA, B. V. Hidrólise e caracterização de poliacrilamida hidrofobicamente modificada: avaliação da aplicação na recuperação de petróleo. 110f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

PERES, A. E. C. Flotação. Apostila do curso de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Belo Horizonte - MG: Escola de Engenharia da UFMG, p. 303, 2014.

TURRER, H. D. G. Utilização de poliacrilamidas de alto peso molecular na flotação catiônica reversa de minério de ferro. 2004. 79 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

Downloads

Publicado

24/12/2015

Como Citar

Oliveira, M. F. M., Ferreira, K. C., de Rezende Neto, M. C., Aguiar, M. A. M., & Peres, A. E. C. (2015). POLIACRILAMIDA NÃO IÔNICA NA FLOTAÇÃO CATIÔINICA REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO. HOLOS, 7, 118–123. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3707

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.