MODELAGEM DA RELAÇÃO TEOR/RECUPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO PNEUMÁTICA

Autores

  • Angelo Quintiniano Nunes Silva UFMG/IFRN
  • Kelly Cristina Ferreira UFMG
  • Roberto Galery UFMG
  • Luiz Cláudio Monteiro Montenegro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3705

Resumo

A flotação viabilizou o beneficiamento de muitos recursos minerais pela possibilidade de concentrar elementos úteis de reservas minerais de baixo teor. A busca por alternativas que simplifiquem os processos e atendam as especificações de mercado deve ser constante não só pela redução dos custos, mas também pela possibilidade de gerar alternativas aos processos que são cada vez mais exigidos. Neste contexto, a célula de flotação pneumática surge com possibilidade de aplicação na concentração de minerais de ferro. Neste estudo, foram realizados testes em escala piloto de uma célula de flotação pneumática com um minério de ferro itabirítico. Através da modelagem  da célula de flotação pneumática foi possível avaliar o comportamento da recuperação metálica e teor de quartzo do concentrado para as diferentes condições operacionais testadas. Em nenhum dos testes e variáveis testadas foi possível alcançar a especificação de SiO2 no concentrado almejada, isto devido ao baixo grau de liberação do minério na granulometria testada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelo Quintiniano Nunes Silva, UFMG/IFRN

Tecnologia mineral

Kelly Cristina Ferreira, UFMG

Tecnlogia Mineral

Roberto Galery, UFMG

Professor UFMG

Luiz Cláudio Monteiro Montenegro, UFMG

Professor UFMG

Referências

FINCH, J.A., DOBBY, G.S., Column Flotation. 1ed. Ontario: Pergamon Press, 1990.

LIMA, N.P. Avaliação da flotação pneumática para minério de ferro; In: 14º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MINÉRIO DE FERRO, 09, 2013, Belo Horizonte. Anais, ABM, 2013, p.581-588.

MAZZINGHY, D.B., TURRER, H.D.G., RUSSO, J.F.C., TAVARES, L.M. Influence of the mineralogical structure in grinding specific energy consumption of itabirite iron ores, International Comminution Symposium, Cape Town, n.9, 2014.

MONTENEGRO, L.C.M., Efeito das Condições Operacionais Sobre a Relação Teor- Recuperação na Flotação de Minério de Ferro. [Tese de Doutorado]. Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 2001.

OLIVEIRA, R.N. Desenvolvimento de um equipamento não-convencional em beneficiamento mineral: a célula serrana de flotação pneumática [dissertação de mestrado]. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; 1988.

SILVA, A.Q.N., Modelagem da relação teor-recuperação da célula de flotação pneumática. [Dissertação de Mestrado]. Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 2015.

ULIANA, A.; JÚNIOR, L.C.; ARAÚJO, V. Aplicação de células pneumática de flotação no processo de concentração de minério de ferro da Samarco Mineração S.A.; 14º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MINÉRIO DE FERRO, 09, 2013, Belo Horizonte. Anais, ABM, 2013. p.635-642.

Downloads

Publicado

09/09/2016

Como Citar

Silva, A. Q. N., Ferreira, K. C., Galery, R., & Montenegro, L. C. M. (2016). MODELAGEM DA RELAÇÃO TEOR/RECUPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO PNEUMÁTICA. HOLOS, 4, 18–24. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3705

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)