RAMP UP DA MAIOR INSTALAÇÃO DE MOINHOS VERTIMILL DO MUNDO

Autores

  • Douglas B. Mazzinghy Anglo American - Minério de Ferro Brasil
  • Henrique G.D. Turrer Anglo American - Minério de Ferro Brasil
  • José F.C. Russo Anglo American - Minério de Ferro Brasil
  • Claudio L. Schneider CETEM

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3664

Palavras-chave:

Remoagem, Vertimill, Minas-Rio, Itabiríto, Consumo energético

Resumo

O circuito de remoagem do projeto Minas-Rio é atualmente o maior do mundo utilizando moinhos verticais. O circuito possui 16 Vertimill VTM-1500 da Metso e 8 baterias de ciclones. O início das operações ocorreu no final de 2014 e os moinhos têm se mostrado bem robustos para a aplicação selecionada. O minério processado é um itabirito que é concentrado através de flotação reversa. O circuito de remoagem tem como objetivo reduzir a granulometria do concentrado final para facilitar o transporte através de um mineroduto com mais de 525 km de extensão. O presente trabalho apresenta os dados obtidos através de amostragens do circuito industrial além de testes em escala de laboratório para estimativa de consumo energético. Estes resultados também são comparados com os testes em escala de laboratório e piloto executados para dimensionamento do circuito de remoagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas B. Mazzinghy, Anglo American - Minério de Ferro Brasil

Bacharel em Eng. de Minas, Mestre e Doutor em Tecnologia Mineral, todos os cursos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Henrique G.D. Turrer, Anglo American - Minério de Ferro Brasil

Bacharel em Eng. de Minas, Mestre e Doutor em Tecnologia Mineral, todos os cursos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

José F.C. Russo, Anglo American - Minério de Ferro Brasil

Especialista em processamento mineral

Claudio L. Schneider, CETEM

Bacharel em Eng. de Minas e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PhD em metalurgia extrativa pela Universidade de Utah. 

Referências

Merriam, K., Rotzinger, R., DeHart, I., Radziszewski, P., McDonnell, J., Assessing Vertimill Ultrafine Grinding Performance: The Gibraltar Mine Case, 47th Canadian Mineral Processors Conference, Ottawa, 2015.

Metso - Test Plant Report - Minas-Rio, Continuous VTM-3 Vertimill Test & Special Jar Mill Grindability Test, August, 2011.

Valadão, G.E.S., Araujo, A.C. Introdução ao Tratamento de Minérios, Belo Horizonte, Editora UFMG, pp. 17-25, 2007.

Downloads

Publicado

24/12/2015

Como Citar

Mazzinghy, D. B., Turrer, H. G., Russo, J. F., & Schneider, C. L. (2015). RAMP UP DA MAIOR INSTALAÇÃO DE MOINHOS VERTIMILL DO MUNDO. HOLOS, 7, 51–58. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3664

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.