A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM SOBREVOO ENTRE OS ANOS 1983 E 2007

Autores

  • Antonella Bianchi Ferreira Ishii Grupo de pesquisa: Currículo questões atuais. PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3247

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, movimentos sociais, implementações curriculares

Resumo

Este artigo faz parte da minha pesquisa de doutoramento e trata-se de um breve sobrevoo pelas implementações de políticas públicas para a Educação. Tem o intuito de situar, no tempo, a rede municipal da cidade de São Paulo, bem como de investigar como se deu a organização e o desenvolvimento curricular nas gestões de acordo com os regimes no poder – uma vez que se consideram as políticas curriculares vigentes resultado também de políticas anteriores. Neste artigo, objetiva-se resgatar o significado das alternâncias de poder público para a Educação desde a gestão de Mario Covas, na Prefeitura da cidade de São Paulo, até o final da gestão do Prefeito Gilberto Kassab. Ressalta o contexto histórico de lutas que reflete não apenas empreendimentos políticos, mas também as lutas e os esforços da sociedade civil por seus direitos. Evidenciou-se nesse estudo uma grande oscilação partidária e ideológica da chefia do poder executivo, alterando também proposições e diretrizes curriculares para as escolas da rede municipal da cidade de São Paulo. Nessa breve revisita, evidenciam-se as principais medidas realizadas na área curricular até a elaboração de orientações curriculares para a primeira etapa do ensino fundamental implementadas na rede no ano de 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonella Bianchi Ferreira Ishii, Grupo de pesquisa: Currículo questões atuais. PUC SP

Doutora e mestre em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga em São Paulo exercendo o cargo de Assistente Técnico de Educação I. Pesquisadora do grupo de pesquisa e estudo,”Currículo: Questões atuais” , orientado pela Profª Dra. Mere Abramowicz, vinculado a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região sul – GEPPES UNOESC/SUL, da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pesquisadora do grupo de pesquisa rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de educação superior, da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pesquisadora do programa de pos graduação stricto sensu em Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade da Universidade Facvest de Lages Santa Catarina.

Referências

BRASIL. Subsídios para diretrizes curriculares nacionais específicas da educação básica. Brasília: MEC, 2009.

CAMPOS, Maria Malta. As lutas sociais pela educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n.79, nov. 1991.

CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Educação-Universidade de São Paulo, 1995.

CUNHA, Luiz Antonio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez Niterói, RJ: UFF; Brasília, DF: Flacso, 1991.

FISCHMANN, Roseli. Estrutura administrativa da Secretaria Municipal deEducação da Prefeitura do Município de São Paulo (um estudo de fatores condicionantes).Estudos e Documentos, FEUSP, v.29, 1988.

GARNICA, Antonio V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

______. Movimentos e lutas sociais na História do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995.

______. Entrevista. Maria da Glória Gohn. 19 abr. 2010.IHU on-line - Revista do Instituto Humanitas Unisinos.

MINAYO, Maria Cecíliade Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.

NASCIMENTO. Antonio Dias. Movimentos sociais e educação. In: Caderno de Pesquisa. Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, Salvador, v.2 , n. 2. jun. 2004.

PALUDO, Conceição. Movimentos sociais e educação popular: atualidade do legado de Paulo Freire. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Nascimento, 2004.

PIRES, Celia Maria Carolino. Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), ano 21, n. 29, p. 13-42, 2008.

São Paulo. Diário Oficial do Município: Programa Ler e escrever – Prioridade na Escola Municipal. Portaria nº 6328, 27/09/05. São Paulo: 2005a.

______. Secretaria Municipal de Educação. Portaria SME n. 6.328, de 26 de setembro de 2005b. Implementa o Programa “Ler e Escrever – Prioridade na Escola Municipal”, nas escolas municipais de ensino fundamental – EMEFMs. Disponível em: <http://www3.prefeitura.sp. gov.br/cadlem/secretarias/negocio>. Acesso em: 14 maio 2014.

______. Secretaria Municipal de Educação. Portaria SME n. 5.403, de 16 de novembro de 2007. Reorganiza Programa “Ler e Escrever – Prioridade na Escola Municipal”, nas EMEFMs. EMEFMs e EMEEs. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/super visao/An>. Acesso em: 16 nov. 2014.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores, no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.90, n.224, p.223-244, jan/abr.2009.

SPOSITO, Marília Pontes. O povo vai à escola: a luta popular pela expansão do ensino público em São Paulo. São Paulo: Loyola, 1992.

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Ishii, A. B. F. (2016). A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM SOBREVOO ENTRE OS ANOS 1983 E 2007. HOLOS, 8, 28–40. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3247

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.