EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E CURRÍCULO INTEGRADO PARA O ENSINO MÉDIO: ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3190

Palavras-chave:

Eixos estruturantes do Ensino Médio, Educação Profissiona, Currículo Integrado Políticas Educacionais

Resumo

Este trabalho compreende uma pesquisa que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN – Campus Natal-central que tem como objeto o Currículo Integrado e a Educação Profissional. Propomo-nos então, a realizar um estudo bibliográfico sobre Educação Profissional na perspectiva do currículo integrado, como espaço privilegiado do exercício da cidadania, e no desenvolvimento do protagonismo juvenil, um traço importante como estratégia educativa. Analisaremos o referencial bibliográfico que norteia o pensamento clássico e atual sobre os seguintes objetos de estudo: Educação Profissional, Currículo Integrado, eixos estruturantes para o Ensino Médio (Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura). A pesquisa compreende numa abordagem qualitativa, pesquisa tipo bibliográfica e método descritivo. Adotaremos como procedimento metodológico: 1) estudo bibliográfico; 2) Análise documental; 3) análise de conteúdo do aporte documental estudado; 4) pesquisa on-line. O estudo aponta para a importância da educação profissional baseada na concepção de formação humana omnilateral emancipadora e do trabalho como princípio educativo. O ensino médio ancorado nesses sentidos possibilita a formação cidadã para a juventude capaz de compreender a realidade social, econômica, política, cultural, visando contribuir para o alcance dos interesses sociais e coletivos.

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Biografia do Autor

Marcio Adriano de Azevedo, IFRN

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN / Membro de Pesquisa Gelfopis/CNPQ

Cybelle Dutra da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional- IFRN

Dayvyd Lavaniery Marques Medeiros, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional- IFRN

Professor de Língua Portuguesa do IFRN/ Campus- Natal Cidade Alta

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Azevedo, M. A. de, Silva, C. D. da, & Medeiros, D. L. M. (2015). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E CURRÍCULO INTEGRADO PARA O ENSINO MÉDIO: ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO PROTAGONISMO JUVENIL. HOLOS, 4, 77–88. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3190

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