UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Elisangela da Costa Sousa Azevedo, Lucas Albuquerque do Nascimento, Hermano Ribeiro de Carvalho

Resumo


Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Natureza da Ciência; Revistas; Sala de Aula

Texto completo:

PDF

Referências


ACEVEDO, J. A. Enfoques explícitos versus implícitos en la enseñanza de la naturaleza de la ciência. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.6, n.3, p.355-386, 2009.

______. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.5, n.2, p.134-169, 2008.

ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A.; ACEVEDO, P. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: fundamentos de una investigación empírica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.1, p.42-66, 2007a.

______. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: aspectos epistemológicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.2, p.202-225, 2007b.

ATAÍDE, M. C. E. S.; SILVA, B. V. C. As metodologias de Ensino de Ciências: contribuições da experimentação e da História e Filosofia da Ciência. HOLOS, v. 4, p. 171-181, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Eletrónica de Eseñanza de las Ciencias. v.10, n.1, p.1-22, 2011.

CARVALHO, H. R. A utilização de textos históricos de natureza pedagógica para discussão de aspectos relacionados à natureza da ciência: uma proposta metodológica. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Piauí. 2015.

FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de história e filosofia da ciência para graduandos em física na UFRN. In: PEDUZZI, L. O. Q.; FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

FORATO, T. C. M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2009.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.

LEDERMAN, N. G. Nature of Science: past, present and future. In: Abell, S.K (Org); Lederman, N.G (Org). Handbook of research of Science Education. Mahwal: Lawrence Erlball Associates, p.881-880, 2007.

__________. Teacher’s Understanding of the Nature of Science and Classroom Practice: Factors That Facilitate or Impede th Relationship. Journal of Research in Science Teaching. v.36, n.8, p.916-929, 1999.

MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2008.

PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin American Journal of Physics Education, v.4, n.3, p. 670-677, 2010.

__________. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Idéias, v. 1, p. 39-50, 2014a.

__________, et al. As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a História e a Filosofia da Ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 4, p. 31-45, 2014b.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I; FREIRE JR., O. Uma Revisão Sistemática das Pesquisas Publicada no Brasil sobre o Uso Didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: Peduzzi, L. O. Q.; Martins, A. F. P.; Ferreira, J. M. H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed. Natal: EDUFRN, v. 1, p. 9-40, 2012.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138



 

HOLOS IN THE WORLD