UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Revistas, Sala de Aula

Resumo

Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2010) e Licenciado em Física (2005), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). Estuda sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) e suas interações com os demais componentes da base de ensino na formação inicial de professores de Ciências/Física e principalmente sobre o desenvolvimento/mobilização do PCK para o ensino da Natureza da Ciência. Interesse, em especial, nas relações entre História, Filosofia e Sociologia da Ciência e seu ensino, principalmente para a formação de professores de Ciências/Física.

Elisangela da Costa Sousa Azevedo, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências da Natureza (2014) e estudante da Especialização em Ensino de Física, ambas pela Universidade Federal do Piauí.

Lucas Albuquerque do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista do Pibid de Ciências da Natureza, desde 2012, pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência. Interesse na inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino.

Hermano Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista do Pibid de Ciências da Natureza, desde 2012, pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência. Interesse na inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino.

Referências

ACEVEDO, J. A. Enfoques explícitos versus implícitos en la enseñanza de la naturaleza de la ciência. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.6, n.3, p.355-386, 2009.

______. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.5, n.2, p.134-169, 2008.

ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A.; ACEVEDO, P. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: fundamentos de una investigación empírica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.1, p.42-66, 2007a.

______. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: aspectos epistemológicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.2, p.202-225, 2007b.

ATAÍDE, M. C. E. S.; SILVA, B. V. C. As metodologias de Ensino de Ciências: contribuições da experimentação e da História e Filosofia da Ciência. HOLOS, v. 4, p. 171-181, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Eletrónica de Eseñanza de las Ciencias. v.10, n.1, p.1-22, 2011.

CARVALHO, H. R. A utilização de textos históricos de natureza pedagógica para discussão de aspectos relacionados à natureza da ciência: uma proposta metodológica. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Piauí. 2015.

FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de história e filosofia da ciência para graduandos em física na UFRN. In: PEDUZZI, L. O. Q.; FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

FORATO, T. C. M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2009.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.

LEDERMAN, N. G. Nature of Science: past, present and future. In: Abell, S.K (Org); Lederman, N.G (Org). Handbook of research of Science Education. Mahwal: Lawrence Erlball Associates, p.881-880, 2007.

__________. Teacher’s Understanding of the Nature of Science and Classroom Practice: Factors That Facilitate or Impede th Relationship. Journal of Research in Science Teaching. v.36, n.8, p.916-929, 1999.

MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2008.

PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin American Journal of Physics Education, v.4, n.3, p. 670-677, 2010.

__________. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Idéias, v. 1, p. 39-50, 2014a.

__________, et al. As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a História e a Filosofia da Ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 4, p. 31-45, 2014b.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I; FREIRE JR., O. Uma Revisão Sistemática das Pesquisas Publicada no Brasil sobre o Uso Didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: Peduzzi, L. O. Q.; Martins, A. F. P.; Ferreira, J. M. H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed. Natal: EDUFRN, v. 1, p. 9-40, 2012.

Downloads

Publicado

12/11/2016

Como Citar

Silva, B. V. da C., Sousa Azevedo, E. da C., Nascimento, L. A. do, & Carvalho, H. R. de. (2016). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. HOLOS, 7, 266–280. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.