EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONTRADIÇÕES E SUPERAÇÕES NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3106

Palavras-chave:

educação, tecnologia, software livre

Resumo

O artigo reflete sobre a contradição existente na educação brasileira entre os indicadores que apontam fragilidades e, ao mesmo tempo, sinalizam para os ganhos com maior investimento em educação. Perpassa pelo contraste entre a baixa qualidade da educação básica, os possíveis impactos da tecnologia na educação e as possibilidades de uma melhor relação entre professores e alunos. Através da análise da política educacional, o artigo aponta para uma aparente dificuldade de diálogo entre a forma de produzir conhecimento na comunidade escolar e a forma de produzir conhecimento nas comunidades desenvolvedoras de Software Livre. O artigo estrutura-se em duas partes, na primeira desenvolve as contradições entre a educação e a tecnologia; na segunda apresenta uma experiência docente realizada em um curso do PRONATEC com o objetivo de pensar na possibilidade de organizar um caminho que aproxime o modo de fazer dos tecnólogos do modo de fazer dos professores.

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Biografia do Autor

Jeferson Luís da Silva, Centro Universitário La Salle: Canoas, RS, Brasil

Professor em curso técnico de informática. Mestre em educação. Graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação (T.I.).

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - CANOAS/RS PPG em Educação

Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS (1993). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Coordenador do Programa de Pós graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas/RS. Coordenador pela Região Sul do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2014-2015). Tem experiência na área das Políticas Educacionais, principalmente nas temáticas: formação moral no contexto das políticas públicas, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente, idade penal e a relação da doutrina dos Direitos Humanos com as políticas públicas sociais.

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Silva, J. L. da, & Pauly, E. L. (2017). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONTRADIÇÕES E SUPERAÇÕES NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. HOLOS, 8, 225–240. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3106

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