AS ABORDAGENS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE ARACAJU, SE

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Danilo Araujo de Oliveira Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3084

Palavras-chave:

Corpo, Gênero, Projeto Político Pedagógico, Sexualidades

Resumo

O objetivo deste texto é analisar como as temáticas do corpo, gênero e sexualidades estão colocadas no Projeto Político Pedagógico em um colégio público estadual, localizado na cidade de Aracaju (SE). Adotamos uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, problematizando os processos de significação e como eles influenciam a produção do conhecimento e as relações sociais, a partir das leituras dos autores: Carvalho (2009), Foucault (2014), Louro (2010), Scott (1995), Butler (2010). Metodologicamente, desenvolvemos uma abordagem qualitativa, a partir da análise documental numa perspectiva cultural e social. Verificamos que as temáticas do corpo, gênero e sexualidades são introduzidas superficialmente, podendo estar ligadas à falta de familiaridade, bem como à ausência na formação inicial e continuada dos agentes escolares.

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Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação na área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (UMA) e Graduado em Pedagogia. Professor Adjunto A do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED e do Departamento de Educação - DEDI da Universidade Federal da Sergipe - Campus Itabaiana. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq . Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor-executivo da Revista Tempos e Espaços em Educação. Autor dos Livros "Identidades e relações de gênero sobre múltiplos olhares" (2013), Gênero Trans e Multidisciplinar (20013) e Representações sociais de gênero no trabalho docente: sentidos e significados atribuídos ao trabalho e a qualificação (2014). Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Estudos sobre trabalho e gênero; Gênero, corpo e educação; Formação docente e diversidade sexual; Práticas educativas e culturais.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Letras Português/Inglês pela UNIRB; Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

24/07/2015

Como Citar

Dias, A. F., & Oliveira, D. A. de. (2015). AS ABORDAGENS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE ARACAJU, SE. HOLOS, 3, 259–271. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3084

Edição

Seção

ARTIGOS

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