EDITORIAL

José Yvan Pereira Leite

Resumo


Este volume é publicado no início de maio, em meio a uma paralização pela redução da jornada de trabalho no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Neste contexto de aprendizado, em que o Periódico deve pensar para além do presente, a editoria encontra uma janela para, de forma permanente, disponibilizar esta edição para a comunidade.

O esforço para ampliar a presença do Periódico no país e no exterior é apresentado através das figuras 1 e 2, que mostram as origens dos artigos por região e por estado, que ora publicamos.

 

Figuras disponíveis no arquivo em pdf.

 

Observa-se nas figuras acima que os artigos estão disseminados em doze estados brasileiros e um na França, destacando-se a região nordeste, que concentra 50% dos artigos e os estados do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, respectivamente com 31% e 22% da origem dos artigos publicados.

Este segundo volume disponibiliza vinte e quatro artigos, sendo dez na área de engenharias, oito na área de educação, três na área de administração, um na área de saúde pública, um na área de zootecnia e um na área de cultura. É importante destacar que esses artigos foram produzidos por vinte instituições, entre elas, institutos federais, empresa de pesquisa, universidades federais, estaduais, católicas, privadas e uma universidade francesa. Essa diversidade demostra o caráter plural da origem autoral, fator de sustentabilidade científica para o periódico e que representam forte relação interdisciplinar.

Informo à comunidade e ao mesmo tempo desejo as boas-vindas à professora María Dolores Sánchez-Fernández da Universidade da Coruña (Espanha) que passa a integrar o conselho editorial e terá a missão de ampliar a visibilidade da HOLOS em solo ibérico.

Nestes tempos de turbulência político-econômica, a escolha pela integralidade da publicação online em 2004 e a migração para plataforma de software livre são elementos sustentáveis para a perenidade e visibilidade em escala global.

Enfim, convido-os a visitarem o sumário deste segundo volume e desejo que tenham uma excelente leitura!

 

Natal, 08 de maio de 2015

Prof. José Yvan Pereira Leite

 


Palavras-chave


Editorial; interdisciplinar; ciência; Holos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3027



 

HOLOS IN THE WORLD