TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DO DISTANCIAMENTO DOS SABERES DE QUÍMICA QUÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Geilson Rodrigues Silva, Edvanio Chagas

Resumo


Este trabalho buscou evidenciar a utilização da transposição didática no ensino de Química, mais especificamente do saber sábio ao saber ensinar. A pesquisa, teve caráter qualitativo, no qual realizou-se a análise de um livro do ensino superior adotado como saber sábio e de livros didáticos utilizados no ensino médio como saber a ensinar. A análise destes livros foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo, mais especificamente pela categorização dos dados. Como objeto de análise, foram utilizados os números quânticos, evidenciando-se o processo de transposição entre o saber sábio e o saber ensinar. Ocorre nesta etapa uma mudança do saber e a consequente simplificação dos números quânticos, fator que ocasiona o distanciamento e a descaracterização desse campo de conhecimento, assim como a sua descontextualização. Contribuindo com isso para a existência de diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo.


Palavras-chave


Ensino de Química; Números Quânticos; Análise de Conteúdo; Saber Sábio

Texto completo:

PDF

Referências


Astolfi, J. P., & Develay, M. (1995). A Didática das Ciências (4a ed). Campinas: Papirus.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo (4ª Ed). Lisboa: Edições 70.

Brasil. Ministério da Educação [MEC]. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília MEC/SEB/DICEI.

Brasil. Ministério da Educação [MEC]. (2011). Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Química. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da Educação [MEC]. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC.

Brasil. Ministério da Educação [MEC]. (2002). PCN+: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC.

Brockington, G. (2005). A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Brockington, G., & Pietrocola, M. (2005). Serão As regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna? Investigações em Ensino de Ciências, 10 (3), 387-404.

Brown, T. L., Lemay, H. E. & Bursten B.E. (2009). Química: a ciência central (9a Ed). São Paulo: Pearson Education.

Chagas, J, A, S. (2009). Investigando o processo de Transposição didática externa: O conceito de transformação química em livros didáticos. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Recife, Brasil.

Chevallard, Y. (1991). La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2ª ed) Buenos Aires: La Pensée Sauvage.

Chevallard, Y. (1982). La Transposition Didactique: du savior savant au savior enseigné ( 1ª ed) Paris: La Pensée Sauvage.

Fernandes, C.S. & Marques, C.A. (2012). A contextualização no ensino de ciências: a voz de elaboradores de textos teóricos e metodológicos do Exame Nacional Do Ensino Médio. Investigações em ensino de ciências, 17(2) , 509-527.

Ferreira, P.F.M. & Justi, R.S. (2008). Modelagem e o “Fazer Ciência”. Química nova na escola, n.28, 32-36.

Filho, J.P.A. (2000). Regras Da Transposição Didática Aplicadas Ao Laboratório Didático. Cadernos catarinense de ensino de física, 17 (2) ,174-188.

Leite, M.S. (2004). Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. Dissertação de Mestrado, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Lisboa, J.C.F. (2010). Ser Protagonista Química ( v.1, 1a ed) São Paulo: Edições SM.

Marandino, M. (2004). Transposição didática ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileiro de Educação, n.26, 95- 183.

Mortimer, E.F. & Machado, A.H. (2012). Química. (v. 1. 1a ed). São Paulo: Scipione.

Neves, K. C. R. & Barros, R.M.O. (2011). Diferentes olhares acerca da transposição didática. Investigações em Ensino de Ciências, 16 (1), 103-115.

Peruzzo, F. M. & Canto, E.L. (2006). Química na abordagem do cotidiano ( v. 1. 4a ed). São Paulo: Moderna.

Reis, M. (2011). Química – Meio Ambiente– Cidadania – Tecnologia (v. 1. 1a ed). São Paulo: FTD.

Santos, W., & Mol, G. (2010). Química para a nova geração – Química Cidadã (v. 1. 1a ed). São Paulo: Nova Geração.

Saran, M.C.B. (2012). Astrofísica de partículas na sala de aula: uma sequência de ensino aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil.

Siqueira, M.R.P. (2006). Do visível ao indivisível: uma proposta de física de partículas elementares para o ensino médio. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Silva, P.N., Souza, L.O., Custódio, A.C., Silva, F.C.V., & Neto, J.E.S. (2013, novembro). Análise da Transposição didática para o conteúdo de reações orgânicas: Primeiras impressões. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil, 9.

Solbes, J., & Traver, M.(1996). La utilización de la historia de las ciências en la enseñanza de la de física y química. Revista electrónica de enseñanza de las ciências, 14 (1), 103-112.

Souza, V.C.A., & Justi, R.S. .( 2102). Diálogos possíveis entre o ensino fundamentado em modelagem e a história da ciência. Revista electrónica de enseñanza de las ciências, 11 (2), 385-405.

Sousa, W.B. (2009). Física das Radiações: uma proposta para o ensino médio. Dissertação de Mestrado, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação , Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Sousa, W.B., Ricardo, E.C., Paiva, J.R., Neto, P.A.S., & Correa, R.W. (2012, outubro). A vigilância epistemológica de Chevallard Aplicada ao espalhamento das partículas alfa. Anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Maresias, São Paulo, Brasil, 14.

Wartha, E.J., Silva, E.L., & Bejarano, N.R.R. (2013). Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, 35 (2), 84-91.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.3005



 

HOLOS IN THE WORLD