TESTE SENSORIAL DE UM PRODUTO ALIMENTAR INOVADOR: A NEOFOBIA ALIMENTAR COMO POSSÍVEL BARREIRA NO SETOR DE ALIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.2905

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, atitude, inovação alimentar, grupo focal

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório que pretendeu identificar as atitudes de homens e mulheres, residentes em Campo Grande/MS, em relação a um produto alimentar não familiar/inovador [o pão de queijo com cenoura], que foi desenvolvido pelo SENAI/MS. Desta forma optou-se pela realização de um grupo focal com a pretensão de realizar um teste sensorial. Para o tratamento dos dados foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados dessa análise permitiram identificar que existe uma maior tendência de rejeição do produto alimentar inovador/não familiar pelos indivíduos do gênero masculino. A substituição de 60% do teor original de queijo por polpa de cenoura no preparo do pão de queijo foi melhor aceita pelos indivíduos do gênero feminino, mais preocupados com a saúde ou com a saúde da família. Além disso, deve-se atentar para o produto ter sido mencionado pelos consumidores como produto de diferenciação social. 

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Biografia do Autor

Gislayne da Silva Goulart, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Thelma Lucchese-Cheung, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS

Dario de Oliveira Lima-Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS

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Publicado

18/07/2017

Como Citar

Goulart, G. da S., Lucchese-Cheung, T., & Lima-Filho, D. de O. (2017). TESTE SENSORIAL DE UM PRODUTO ALIMENTAR INOVADOR: A NEOFOBIA ALIMENTAR COMO POSSÍVEL BARREIRA NO SETOR DE ALIMENTOS. HOLOS, 1, 76–90. https://doi.org/10.15628/holos.2017.2905

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