O PAPEL DO CRM SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Marcus Vinicius Dantas de Assunção IFRN
  • Renata Lissa Soares da Silva Guidi IFRN
  • Ticiano Maciel D'Amore UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2888

Palavras-chave:

Instituição de ensino, Mídias sociais, CRM Social

Resumo

O presente estudo objetiva compreender o papel do CRM Social, através das mídias sociais, no âmbito de uma instituição de ensino. A instituição escolhida para a pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte através de seu Departamento de Comunicação Social e Imprensa. A pesquisa caracterizou-se como sendo Exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se ainda da pesquisa bibliográfica seguida de análise de conteúdo para a discussão dos resultados. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com duas servidoras do departamento de Comunicação da Instituição. Os resultados mostraram que o IFRN estabeleceu uma aproximação com a comunidade através das mídias sociais, no entanto, há ainda a necessidade de se melhorar a estrutura que suporta esse sistema informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Dantas de Assunção, IFRN

Professor do Departamento de Logística - IFRN. Graduado em Engenharia de Produção (UFRN), 2004. MBA em Logística Empresarial (UNI-RN), 2009. Mestre em Administração (UFRN), 2013. Doutorando em Engenharia de Petróleo (UFRN).

Renata Lissa Soares da Silva Guidi, IFRN

Professora do Departamento de Logística - IFRN. Graduado em Engenharia de Produção (UFRN), 2004. Mestre em Administração (University of East Anglia), 2006. Doutoranda em Administração (UFRN)

Ticiano Maciel D'Amore, UFRN

Professor doDepartamento de Música - UFRN. Graduao em Administração (UNP), 2002. Mestre em Administração (UFRN), 2006. Doutorando em Administração (UFRN).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, v. 70, 2004.

BÊRNI, Duílio de Ávila et al. Técnicas de pesquisa em economia. São Paulo: Saraiva, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez, 1991.

DABNER, Nicki. ‘Breaking Ground’in the use of social media: A case study of a university earthquake response to inform educational design with Facebook. The Internet and Higher Education, v. 15, n. 1, p. 69-78, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, 2002.

GORRY, G. Anthony; WESTBROOK, Robert A. Once more, with feeling: Empathy and technology in customer care. Business Horizons, v. 54, n. 2, p. 125-134, 2011.

GREENBERG, Paul. CRM at the speed of light: social CRM 2.0 Strategies, tools, and techniques for engaging your customers, 2009.

HEIDEMANN, Julia; KLIER, Mathias; PROBST, Florian. Online social networks: A survey of a global phenomenon. Computer Networks, v. 56, n. 18, p. 3866-3878, 2012.

HEW, Khe Foon. Students’ and teachers’ use of Facebook. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 2, p. 662-676, 2011.

HOLZNER, Steven. Facebook marketing: leverage social media to grow your business. Pearson Education, 2008.

KABILAN, Muhammad Kamarul; AHMAD, Norlida; ABIDIN, Mohamad Jafre Zainol. Facebook: An online environment for learning of English in institutions of higher education?. The Internet and Higher Education, v. 13, n. 4, p. 179-187, 2010.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Atlas, 1994.

LONGARAY, André Andrade; BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

MADGE, Clare et al. Facebook, social integration and informal learning at university:‘It is more for socialising and talking to friends about work than for actually doing work’. Learning, Media and Technology, v. 34, n. 2, p. 141-155, 2009.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman, 2012.

MORGAN, J.; CHAN, C.; LIEBERMAN, M. Guide to understanding social CRM. Chess Media Group, 2010.

NAMBISAN, Satish; NAMBISAN, Priya. How to Profit From a Better¿ Virtual Customer Environment. MIT Sloan management review, v. 49, n. 3, p. 53-61, 2008.

PASEK, Josh et al. Facebook and academic performance: Reconciling a media sensation with data. First Monday, v. 14, n. 5, 2009.

PAYNE, Adrian; FROW, Pennie. A strategic framework for customer relationship management. Journal of marketing, v. 69, n. 4, p. 167-176, 2005.

PEMPEK, Tiffany A.; YERMOLAYEVA, Yevdokiya A.; CALVERT, Sandra L. College students' social networking experiences on Facebook. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 30, n. 3, p. 227-238, 2009.

SCHONFELD, Erick. Forrester forecast: Online retail sales will grow to $250 billion by 2014. Retrieved May, v. 13, p. 2011, 2010.

SELWYN, Neil. Faceworking: exploring students' education?related use of Facebook. Learning, Media and Technology, v. 34, n. 2, p. 157-174, 2009.

SCHWARTZ, Harriet L. Facebook: The new classroom commons?.Chronicle of Higher Education, v. 56, n. 6, p. B12-B13, 2009.

VERHOEF, Peter C.; LEMON, Katherine N. Successful customer value management: Key lessons and emerging trends. European Management Journal, v. 31, n. 1, p. 1-15, 2013.

Downloads

Publicado

24/07/2015

Como Citar

Assunção, M. V. D. de, Guidi, R. L. S. da S., & D’Amore, T. M. (2015). O PAPEL DO CRM SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS, 3, 321–330. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2888

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.