Editorial

Autores

  • José Yvan P. Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2673

Resumo

EDITORIAL

Os 10 anos do periódico online e 30 anos da primeira publicação quando ainda era denominada de Revista da ETFRN fecham o ciclo de mais um ano com a publicação do Volume 5 da HOLOS.

Nesta edição são incluídos dois novos membros do Conselho Editorial, as pesquisadoras Cláudia Ribeiro (IFRN, Ciências da Computação) e Maria Ivonete Coelho (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Serviço Social). Os convites refletem o ambiente colaborativo e fortalecem a cooperação entre as instituições.

Neste ano, o periódico recebeu em torno de 85 mil visitantes, refletidos em 358 mil visualizações de páginas. Esses dados demostram a confiança do público leitor nas políticas editoriais da editoria.

As estratégias de fortalecimento e internacionalização do periódico passam pela ampliação da visibilidade, sendo assim a disponibilização deste em eventos para publicação de best papers é um caminho a ser seguido. Neste contexto, a IV Jornada Iberoamericana de Recursos Humanos Y Responsabilidad Social Corporativa 2015 organizada pela Universidade da Coruña e a XXVI edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, organizado pela Universidade de Alfenas.

Esta edição conta com 33 publicações, entre estas, nove são provenientes do I Simpósio Franco-Brasileiro, intitulado "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", realizado em Outubro de 2014 na Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França. Esta ação foi articulada pelos pesquisadores Avelino Neto (IFRN), Jacques Gleyse (Universidade de Montpellier) e Petrúcia Nóbrega (UFRN). Entre os artigos oriundos deste evento, mencionamos o artigo dos pesquisador frances Bernard Andrieu (Universidade de Rouen) que abrilhanta esta edição.

Os demais artigos retratam a interdisciplinaridade do periódico, ao tratarem de temas da educação, do meio ambiente, da ciência da computação, das engenharias e da inovação.

Também nesta edição, inauguramos uma nova seção para as resenhas. Nesta, a pesquisadora Petrúcia Nóbrega traz sua opinião do livro “Dar-se em vertigem: as artes imersivas”, do filósofo francês Bernard Andrieu. 

Estas linhas foram escritas entre cidades do Reino Unido, nas quais se observa o grande valor que tem as memórias ora registradas nos vários museus e bibliotecas, sempre guardiãos da melhor formação para o futuro da humanidade.  Nestes ambientes, a juventude se fortalece para as melhores escolhas que são refletidas pelo excelente ambiente de arte, cultura, ciência, tecnologia e inovação!

Neste aspecto, os países do hemisfério sul, em particular o Brasil, precisa colocar em sua agenda a construção de museus que resgatem a sua história e da humanidade. Estas políticas resgatam a memória para fortalecer o futuro. Quando se respira, se inspira no melhor!

Enfim, renovamos os agradecimentos aos autores, pela confiança em publicar neste periódico, aos avaliadores ad hoc pelos trabalhos de validação dos artigos que ora publicamos e aos membros do conselho editorial pelo esforço e equilíbrio impressos à política editoral.

Convido-os a acessarem o sumário, realizar sua leitura e difundir os resultados dos artigos disponíveis neste volume.

 

Bradford, 17 de janeiro de 2015

Prof. José Yvan Pereira Leite 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Yvan P. Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite

Prof Tecnologia Mineral

Downloads

Publicado

17/01/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). Editorial. HOLOS, 5, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2673

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)