EUREKA!: UM ESTUDO SOBRE A VIDA DOS PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA CRIATIVA DE NOVO HAMBURGO/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2627

Palavras-chave:

Criativos, Criatividade, Indústria Criativa, Empreendedorismo

Resumo

A criatividade, em tempos atuais, é um valioso bem do mercado empresarial, pois, é através dela, que profissionais de diversos segmentos podem diferenciar-se e gerar valor competitivo em negócios extremamente concorridos. Diante disso, dentro do ambiente criativo, nos últimos anos uma área vem ganhando destaque e notoriedade no cenário nacional: a Indústria Criativa. Sendo assim, o presente trabalho objetiva analisar a vida dos profissionais criativos da cidade de Novo Hamburgo/RS, atendo-se, em um primeiro momento, aos seus dados demográficos e ambientais. Para fins metodológicos, mapeou-se o número total de criativos na cidade (2011) e, através de um cálculo amostral, estabeleceu-se a quantidade final de entrevistados (323). Ao fim da pesquisa, que contou com 339 respondentes, constata-se que o maior número de empregados da Indústria Criativa em Novo Hamburgo é da área publicitária, tem sexo masculino, possui entre 21 e 30 anos, é solteiro, possui ensino superior incompleto, recebe um salário que varia entre R$ 724,01 e R$ 1.448,00, atua entre 7h e 8h por dia, não possui uma regra rígida em seu horário, trabalha na sede de uma empresa, acredita que sua remuneração é insuficiente e valoriza fortemente, entre outros itens, o investimento em cursos superiores e/ou livres enquanto fatores de aprimoramento criativo.

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Biografia do Autor

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa; professor nos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Universidade Feevale.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social; professor no Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Barth, M., & Pinheiro, C. M. P. (2016). EUREKA!: UM ESTUDO SOBRE A VIDA DOS PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA CRIATIVA DE NOVO HAMBURGO/RS. HOLOS, 4, 352–368. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2627

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ARTIGOS

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