Editorial

Autores

  • Os Editores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.262

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) amplia sobremaneira a sua presença no Estado com 11 campi distribuídos em todas as suas mesorregiões, quatro dos quais estão situados no Oeste Potiguar nos municípios de Apodi, Ipanguaçu, Mossoró e Pau dos Ferros. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional nessa direção está repleta de significados, pois reflete uma alteração das políticas governamentais com vistas ao desenvolvimento regional. Nesse contexto, a Editoria da Holos, em sua primeira edição da nova institucionalidade, apresenta o espírito de cooperação que reflete as ações do IFRN, numa busca de maior integração com os demais sistemas de educação, particularmente com instituições dessas regiões do Estado. Dessa forma, esta edição resulta da produção acadêmica desenvolvida a partir de evento na área de educação física realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que contou com a colaboração de pesquisadores do IFRN. A edição é composta de cinco artigos, nos quais são abordados temas que vão desde a revisão de conceitos da área, passando pela avaliação da formação profissional e análise da produção acadêmica desenvolvida institucionalmente, até a discussão sobre as aplicações de tais conhecimentos na prática. Nesse sentido, o primeiro artigo apresenta reflexões sobre publicações da Revista de Ciência do Esporte no período compreendido entre 1979 e 2003, em particular sobre os conceitos de corpo e saúde, buscando estabelecer relações com as práticas educativas na área. A autora integra os quadros de professores do IFRN e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Já o segundo artigo traz uma discussão sobre a produção do conhecimento processada no Curso de Educação Física da UERN – Campus de Pau dos Ferros. O autor, docente do quadro daquela Universidade, foi o organizador do evento que culminou com esta publicação. Trata o terceiro artigo de contribuição de uma docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que propõe uma reflexão sobre formação, pesquisa e pós-graduação no período de 30 anos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB. O quarto artigo, por sua vez, também de autoria de docente da UEPB, convida para uma discussão sobre a intervenção profissional na educação física brasileira, observando as interfaces entre o mercado do corpo e das práticas corporais, a formação profissional e os campos de atuação existentes no interior da região Nordeste do Brasil, em particular no Estado da Paraíba. Por fim, o último artigo discute os campos de atuação profissional em educação física, com foco em seus limites e perspectivas, tendo como referencial a ética. É de autoria de um docente do quadro do IFRN. Com esta edição, o Conselho Editorial da Holos informa que ampliou o número de edições anuais, passando a publicar quatro volumes anuais. Convida, assim, os leitores a acessarem o sumário da revista a fim de identificar artigos de interesse. Boa leitura! Os Editores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Como Citar

Editores, O. (2009). Editorial. HOLOS, 1, 1. https://doi.org/10.15628/holos.2009.262

Edição

Seção

EDITORIAL