CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER

Autores

  • Avelino Aldo de Lima Neto IFRN
  • Terezinha Petrucia de Nóbrega UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530

Palavras-chave:

pesquisa, imagem, cinema, corpo, Educação.

Resumo

A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (2008). Mestre em Filosofia pela UFRN (2011) e Doutorando em Ciências da Educação pela UFRN/Université Paul Valéry - Montpellier III. Interessa-se principalmente por estudos em Ética e Filosofia da Educação. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa cujo foco se circunscreve nas interfaces entre corpo, subjetivação e educação, com base no instrumental teórico advindo dos pensamentos de Michel Foucault e Merleau-Ponty. Deste foco, desdobram-se temas como cuidado de si, estética, relações de poder e filosofias do corpo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3231870235953025

Terezinha Petrucia de Nóbrega, UFRN

Possui graduação em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Realização de estágio Pós-Doutoral na Puc/São Paulo (março a agosto de 2009), na área de filosofia e na Université de Montpelllier (II e III), no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, nas áreas de Filosofia, Educação e Educação Física. Professora Convidada da Université de Montpellier, Institut de Formation de Maîtres (2011). Atualmente é professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporeidade, estética, fenomenologia, epistemologia, educação física e ciências humanas. 

Referências

ABREU, O. A arte na filosofia de Deleuze. In: HADDOCK-LOBO, R. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

AUMONT, J. et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2007.

BAECQUE, A. Telas: o corpo no cinema. In: COURTINE, J-J. História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Petrópolis: Vozes, 2009.

CARBONE, Mauro. La chair des images: Merleau-Ponty entre peinture et cinéma. Paris: Vrin, 2011.

CHATEAU, Dominique. Philosophies du cinéma. Paris: Armand Colin, 2010.

FEITOSA, C. Explicando a Filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

IMBERT, Claude. Maurice Merleau-Ponty. Paris: Ministère des Affaires Étrangères, 2005.

JAY, Martin. Sartre, Merleau-Ponty, and the Search for a New Ontology of Sight. In: LEVIN, David Michael (org.). Modernity and the hegemony of the vision. University of California Press: Berkeley; Los Angeles; London, 1993.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: ______. O olho e o espírito seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

______. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Le cinéma et la nouvelle psychologie. In: ______. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.

______. La science et l´expérience de l´expression. In: ______. La prose du monde. Paris: Gallimard, 1969.

______. L'Œil et l'Esprit. Paris: Gallimard, 1964.

______. Notes de cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996.

______. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty, Estudos de Psicologia, 2008, 13(2), 141-148. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n2/06.pdf. Acesso em 29 de Out. 2014.

______. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte, Princípios, Natal (RN), v.7, n. 8, p. 95-108, jan/dez 2000.

______. Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento Urbana (Relatório de Pesquisa). 2011.

O CORPO e a cidade. Direção: Terezinha Petrucia da Nóbrega. Produção: Buca Dantas. Natal, 2011. Documentário, 23´19´´. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oeMF1OqyUsQ. Acesso em Outubro de 2014.

PELLEJERO, Eduardo. Ver para crer: a arte de olhar e a filosofia das imagens, Princípios, Natal (RN), v. 20, n. 34, Jul/Dez 2013, p. 303-324.

PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos e outros poemas. São Paulo: Cultrix, 1997.

PINEL, Vincent. Vocabulaire technique du cinéma. Paris: Éditions Nathan, 1999.

VALÉRY, Paul. Le cimetière marin. Anagramme, 2007.

VERMELHO como o céu. Direção: Cristiano Bortone. Oriza Produzioni, 2006. 1 DVD (96 min), color. Título original: Rosso come il cielo.

XAVIER, I. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, A. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Downloads

Publicado

17/12/2014

Como Citar

Lima Neto, A. A. de, & Nóbrega, T. P. de. (2014). CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER. HOLOS, 5, 81–97. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.