INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES

Autores

  • Márcio Adriano Azevedo
  • Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Sônia Cristina Ferreira Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Maria Aparecida de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2523

Palavras-chave:

Indicadores sociais, educação e diversidade, educação de jovens e adultos, qualidade social.

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com fomento do edital universal 2011 do CNPq, visando à construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro os índices e os indicadores oficiais, bem como aqueles decorrentes das ofertas dos sistemas oficiais de educação – estado e municípios –, além dos programas e projetos desenvolvidos em espaços escolares e não escolares, em municípios da Região do Mato Grande norte-rio-grandense. Para a realização dos estudos, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, consulta em banco de dados oficiais, como o IBGE, análise documental, produção de fotografias, notas de campo e aplicação de questionário aberto junto às Secretarias Municipais de Educação de alguns municípios da região do Mato Grande que trabalham com a EJA. Em que pese reconhecer os avanços, como a ampliação das ofertas e a implementação de programas e projetos, como o Brasil Alfabetizado, os índices e os indicadores da investigação mostram que as iniciativas governamentais e não governamentais voltadas para a EJA no Brasil e na região do Mato Grande ainda não promovem os resultados esperados, sendo muitas vezes descontínuas e tendo o caráter compensatório. A realização da pesquisa permitiu, assim, a produção do conhecimento acerca da construção de indicadores sociais para a educação de jovens e adultos em espaços escolares e não escolares diversos, além de ter instigado a reflexividade em torno dos desafios e das possibilidades para vislumbrarmos a qualidade social da educação como um princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro, tema que vem permeando intensa e tensamente os debates na atual agenda da política educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Adriano Azevedo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestrado em Educação (UFRN); Especialista em Processos Educacionais (UFRN) e graduado em Pedagogia (UFRN). Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, Política e Gestão da educação, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN/Campus - Natal, atuando na área de políticas de educação profissional e formação docente.

Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Pós-doutora em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Doutora em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN. 

Sônia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação pela UFRN. Professora e coordenadora-geral da Pós-graduação lato sensu do PROJOVEMCAMPO – Saberes da Terra, em desenvolvimento no IFRN.

Maria Aparecida de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação pela USP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Os Lugares da Educação. In: SIMSON, O. R. de M. von; PARK, M. B.; FERNANDES, R. S. (Org.). Educação não formal: cenários da criação. Campinas: Unicamp, 2001. p. 29-38.

ANTUNES, Ricardo. O continente do labor. São Paulo: Boitempo, 2011.

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempo de exclusão: alfabetização e cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos, São Paulo, n.11, p. 9-20, abr. 2001.

______. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

______. Introdução: os coletivos diversos repolitizam a formação. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; LEÃO, Geraldo. (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

AZEVEDO, Márcio Adriano de; SOUZA FILHO, Moysés. Projeto Político-Pedagógico e currículo no PROEJA: reflexões e fundamentos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE – COLÓQUIO NACIONAL, 5., 2009, João Pessoa, PB. Anais… João Pessoa, PB: [s. n.], 2009. p. 1-12.

______; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; DANTAS, Renier Cavalcanti. Nova ruralidade: concepções, embates e reflexões sobre particularidades na região do Mato Grande. In: TAVARES, Matheus Augusto Avelino; SEIXAS, Rebeka Caroca (Org.). Olhares sobre a região do Mato Grande. Natal: EDIFRN, 2011.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Edição administrativa do texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/1994 e pelas Emendas Constitucionais n. 1/1992 a 39/2002. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003.

______. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação: documento final. Brasília: MEC, 2010.

______. Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394, de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.8333-27.841.

______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com A Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: documento base. Brasília: MEC/SETEC, 2007.

DELORS, Jacques (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. Brasília: Cortez, 2003.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

DINIZ, Adriana Valéria Santos. As políticas de educação e de qualificação dos jovens e adultos e a transversalidade no currículo. Espaço do currículo, v.3, n.1, p.52-73, mar/set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2014.

FISS, Dóris Maria L. et al. (Org.). Identidades docentes I: educação de jovens e adultos, linguagens e transversalidades. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. Petrópolis: Cortez, 2013.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da nossa época, 1).

HADDAD, Sergio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, maio/ago. 2000.

LIMA, Adriana Mônica Oliveira Ponciano de. Tecendo saberes na educação de jovens e adultos: olhares sobre o município de Pureza/RN. João Câmara, 2012, 104 f. Monografia (Especialização em Organização e Gestão para as modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus João Câmara, 2012.

MCLAREN, Peter. A Vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MOURA, Dante H. A implantação do PROEJA no CEFET-RN: avanços e retrocessos. Natal: [s. n.], 2008. Mimeografado.

______. O PROEJA e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Natal: [s. n.], 2006. Mimeografado.

RIO GRANDE DO NORTE. Plano de desenvolvimento sustentável do território do Mato Grande – RN. [S.l.]: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 2006.

ROMANS, Mercé. Formação continuada dos profissionais em educação social: profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SAMPAIO, Mariza Narcizo; ALMEIDA, Rosilene (Org.). Práticas de educação de jovens e adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Estudos em EJA).

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Pesquisa histórica da educação do tempo presente. Rev. Lusófona de Educação, n. 10, p. 27-40, 2004.

SOARES, Alexandre B. (Org.). Juventude e elos com o mundo do trabalho: retratos e desafios. São Paulo: Cortez; Campinas: CIESP; Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2010.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Educação para todos em 2015: alcançaremos a meta?: relatório de monitoramento de EPT – Brasil. Brasília: Unesco, 2008.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa: direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes. Brasília: Unicef, 2012.

Downloads

Publicado

08/02/2015

Como Citar

Azevedo, M. A., Tavares, A. M. B. do N., Maia, S. C. F., & Queiroz, M. A. de. (2015). INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES. HOLOS, 6, 175–189. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2523

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.