DESENVOLVIMENTO DE SECADOR SOLAR CONSTRUÍDO A PARTIR DE MATERIAL RECICLÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2477

Palavras-chave:

secador solar, desidratação, energia solar, material reciclável

Resumo

Este artigo demonstrará uma possibilidade de fabricar um secador solar de exposição direta para a secagem de alimentos, a partir de material reciclável. Dentre os tipos de secador, o que possui exposição direta trabalha em regime de circulação natural de ar. A metodologia está detalhando cada parte do procedimento necessário para construção do secador solar utilizando material reciclável, no caso desse projeto, usou-se sucata de luminária pensando em uma destinação ambientalmente correta. As vantagens desse modelo de secador solar proposto são: baixo custo, de fácil manuseio, procedimento de montagem simples e colabora com o ciclo da reciclagem. Para a comprovação de eficiência do secador foram realizados testes para a secagem de uva no qual seus resultados confirmam a viabilidade térmica e econômica do sistema alternativo de secagem. Vale salientar a importância socioeconômica desse projeto diante da aplicabilidade social por parte da população de baixa renda, obtendo a oportunidade de agregar valor aos produtos alimentícios através da desidratação que representará uma boa opção de geração de renda, visto sua valorização comparada a fruta in natura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isac Barbosa de Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

O artigo traz um método de uso da energia solar para ajudar as comunidades carentes. Foi realizado por professores do IFRN em conjunto com a UFRN.

Referências

COSTA, A.R.S., Sistema de secagem solar para frutos e modelagem da secagem de banana em um secador de coluna estática, Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRN, Natal, RN,2008.

FERREIRA, A. G.; et al. Technical feasbility assesment of a solar chimney for food drying. Solar Energy. Vol. 82 p.44-52 (2008).

FIOREZE, R. Princípios de secagem de produtos biológicos, João Pessoa. Editora Universitária - UFPB, p.229, 2004.

MADAMBA, P.S.; DRISCOLL, R.H.; BUCKLE, K.A. The thin-layer drying characteristics of garlic slices. Journal of Food Engineering v.29, p.75-97, 2007.

SANTOS, T.S.N., Estudo comparativo de secadores solares de exposição direta e convectivo, Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal, RN,1997.

SENA, J.F., 1997, Secagem de Sementes de Algodão usando Coletor Solar Plano: Estudo Cinético e Térmico, Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal.

SOUZA et al, Obtenção de tomate seco utilizando um sistema de secagem solar construído com materiais alternativos, 8º Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica, Cusco, Peru, 2007.

TACO - Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPA - UNICAMP, 2011. 161 p.

Downloads

Publicado

09/09/2016

Como Citar

Almeida, I. B. de, Lima, M. A. A., & Souza, L. G. M. de. (2016). DESENVOLVIMENTO DE SECADOR SOLAR CONSTRUÍDO A PARTIR DE MATERIAL RECICLÁVEL. HOLOS, 4, 197–205. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2477

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.