O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2468

Palavras-chave:

formação de professores, educação física, educação especial, saberes docentes

Resumo

Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Veronica Jocasta Casarotto, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM);Fisioterapeuta (UNIFRA);Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica - PUCRS



Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM); Professor Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física - GEPEF (UFSM).

Referências

Alarcão, I. (2004). Do olhar supervisivo ao olhar sobre supervisão. In I. Alarcão. Supervisão pedagógica: princípios e práticas (pp.11-53). Campinas, SP: Papirus.

Barbin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bernardi, A. P., & Krug, H. N. (2008). Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 7(2), 85-101.

Betti, M., & Zuliani, L.R. (2002). Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, I(1) 73-81.

Candau, V. M. F. (1996). A formação continuada de professores: tendências atuais. In A. M. R. Reali & M. G. N. Mizukami (Orgs.). Formação de professores: tendências atuais (pp. 139-152 ). São Carlos: EDUFSCar.

Caparroz, F. E. (2005). Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola: a Educação Física como componente curricular. Campinas, SP: Autores Associados.

Carreiro da Costa, F. A. A. (1994). A formação de professores: objetivos, conteúdos e estratégias. Revista da Educação Física/UEM, 5(1), 26-39.

Cauduro, M. T. (Org.) (2004). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo, RS: Feevale.

Flores, P. P. (2012). Formação inicial de professores de Educação Física: o Estágio Curricular Supervisionado em contexto escolar inclusivo (Monografia). Faculdade de Educação Física, UFSM, Santa Maria.

Freire, P. (1999). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

García, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Brasil. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

Luckesi, C. C. (1996). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos, proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez.

Malaco, L. H. (2006). Formação de educadores: educação, currículo e competência profissional. Revista Unifieo, V(9), 57-60.

Marques, M. N. (2011). Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, UFSM, Santa Maria.

Moreira, E. C. (2004). Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Fontoura.

Negrine, A. (1995). Aprendizagem e desenvolvimento infantil – psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto Alegre: Prodil.

Pimenta, S. G. (2002). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez.

Silva, A. R., & Krug, H. N. (2010). Aprendendo a ser professor: a dinâmica da trajetória formativa que tece as concepções da formação profissional na Educação Física. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, 14(140), 1-6.

Silva, M. O. E. (2000). A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: uma análise para a integração escolar (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

Soler, R. (2003). Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint.

Tardif, M. (2002). Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Tavares, J. E. B., & Krug, H. N. (2003). Formação do profissional em Educação Física: um olhar para o processo de inclusão e inserção social. Revista Cadernos de Educação Especial, (21), 39-51.

Tedesco, J. C. (1998). O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática.

Teixeira, D., & Teixeira, R. T. S. (2009). Projetos de extensão: contribuições na formação inicial. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Salvador: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Casarotto, V. J., & Krug, H. N. (2017). O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. HOLOS, 8, 366–378. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2468

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.