PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Francisco das Chagas Freitas Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria Francilene Souza Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ http://orcid.org/0000-0002-4509-1159
  • Ivanilza Moreira de Andrade PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2352

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Problemas Ambientais

Resumo

A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Freitas Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Biólogo, Departamento de ciências biológicas, Universidade Federal do Piauí-UFPI,

Maria Francilene Souza Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Biotecnologia-RENORBIO- UFC, Núcleo de desenvolvimento de medicamentos-NPDM.

Ivanilza Moreira de Andrade, PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Herbário Delta do Parnaíba-HDELTA, Departamento de ciências biológicas, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Referências

ANDRADE, H. IBGE aponta que distribuição de água cresceu em todas as regiões do Brasil. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/04/29/ibge-aponta-que-distribuicao-de-agua-cresceu-em-todas-as-regioes-do-brasil.htm>. Acesso em 25.fev.2014.

ARRUDA, E. M. Níveis de Consciência dos Alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Parnaíba-Pi. 56f. Monografia apresentada como requisito para obtenção de grau em licenciatura plena em Biologia, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Ministro Reis Velloso-CMRV. Parnaíba, 2011.

ANDRADES, E. O. Percepção dos alunos da rede pública de ensino sobre a questão ambiental do município de Parnaíba, Piauí. 2010. Monografia apresentada como requisito para obtenção de grau em licenciatura plena em Biologia, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Ministro Reis Velloso-CMRV. Parnaíba, 2010.

BEZERRA, T. M. O.; GONÇALVES, A. A. C. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Biotemas, v. 20, n. 3, p. 115-125. 2007.

BORGES, J. G; MATOS. M.M. Manual Básico de Educação Ambiental. 1. ed. São Paulo:1990.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1997.136p. CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 8. ed. São Paulo: Gaia, 2003. 551p.

DOURADO, L. F. Fracasso escolar no Brasil: Políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar. Brasília, 2005.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios . Marechal Cândido Rondon, 2007. Monografia (Pós Graduação em “Latu Sensu” lanejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon, 2007.

FERREIRA, M. R. Produção e conhecimento sobre degradação ambiental: uma incursão na psicologia ambiental. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo-1997.

FURTADO, Eliane D. P. Estudo sobre a população rural no Brasil. In: FAO, UNESCO; CIDE/REDUC. Educación para la población rural en Brasil, Chile, Colombia, Honduras, México, Paraguay y Perú . Santiago: UNESCO; FAO, 2004, p. 45-91.

GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. p. 56.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Caxingó. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=220265&search=piaui|caxingo. Acesso em:06.11.2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JACOBI. P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.

LOPES. W.; BISPO. W.; CARVALHO. J. Educação Ambiental nas Escolas: Uma Estratégia de Mudança Efetiva. Palmas-TO, 2009.

LOPEZ, T. M.; ZANCUL. M. C. S. Educação Ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola do Campo: Uma Análise a Partir do Projeto Político Pedagógico. Ensino, Saúde e Ambiente – v.5, n.2, pp. 211-221, ago. 2012.

LORENZI, G. M. A. Educação Ambiental: Educar ou Informar? 2003. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index. php/acadêmica/article/download/533/446>. Acesso em: 12.10.13.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Crítica: contribuições e desafios. Brasília, 2007.

MACHADO. A. S.; GONÇALVES. D. M.; CARDOSO. J. R.; WEISS. V. A. B.; SANTOS. A. B. A.; Educação Ambiental de 6º a 9º ano: Um Estudo na Escola Estadual Beira Rio do Distrito de Luzimangues Porto Nacional – Tocantins, 2010.

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 266-274, jul./set. 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011, 315 p.

OLIVEIRA, F. M.; MONTEIRO, M. S. L. Água para todos: Um desafio para o desenvolvimento sustentável. In: VI Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Brasília. 2005, 16p.

PALMA, I.R. Análise da Percepção Ambiental como Instrumento ao Planejamento da Educação Ambiental. 2005. 67p.

PNRS. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasilia. 2012. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/reuniao/dir1529/PNRS_consultaspublicas.pdf. Acesso em: 07.jan. 2014.

PORTELA, G. L. Abordagens teórico-metodológicas. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS. 2004.

ROCHA. A. P. A Educação Ambiental no Contexto Escolar como Elemento Indispensável para Transformação da Consciência Ambiental. Monografia apresentada ao Instituto Superior de Educação da Faculdade Alfredo Nasser, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pedagogia. Aparecida de Goiânia-2010.

SANTOS, E. T. A. Educação Ambiental na Escola: Conscientização da Necessidade de Proteção da Camada de Ozônio. Santa Maria, RS, Brasil, 2007.

SARAIVA, V. M.; NASCIMENTO, K. R .P; COSTA, R. K. M. A prática pedagógica do ensino de educação ambiental nas escolas públicas de João Câmara – RN. 2008

SEMEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Caxingó-PI. 2013.

SORRETINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C.. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2ª ed. Rev. Campinas, SP:Autores Associados, 2008. 167p.

TUAN, Y. Topofolia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

Downloads

Publicado

09/09/2016

Como Citar

Cruz, F. das C. F., Silva, M. F. S., & de Andrade, I. M. (2016). PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL. HOLOS, 4, 313–328. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2352

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.