EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA PELOS EDUCADORES

Autores

  • Natália Souza Nogueira Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, São Carlos/SP. http://orcid.org/0000-0002-0300-4061
  • Adriana Rodrigues Zocca Prefeitura Municipal de Taquaral e professora da Prefeitura Municipal de Jaboticabal.
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, SP.
  • Paulo Rennes Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, SP.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2302

Palavras-chave:

Educação sexual

Resumo

A educação sexual é tema transversal em educação e consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Neste sentido, este artigo tem por objetivo compreender quais os materiais didáticos sobre a temática que são adotados no trabalho docente no esclarecimento dos questionamentos dos discentes em sala de aula. Participaram da pesquisa seis professores da educação de jovens adultos (EJA), entre 43 e 66 anos de idade, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores conhecem os termos sexualidade e educação sexual e eles abordam a temática em sala de aula. Eles utilizam livros, filmes e dialógos na intervenção e destacam a importância da educação sexual na prevenção, quebra de tabus e conscientização dos alunos. Portanto, a educação sexual na escola é relevante e pertinente, assim como, proporciona momentos de reflexões e aprendizados.  

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Biografia do Autor

Natália Souza Nogueira, Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, São Carlos/SP.

Possui Licenciatura (2009) e Formação em Psicologia (2010), pelo Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior, Taquaritinga/SP. Mestre em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós - Graduação em Educação Sexual, UNESP - Araraquara (2015). Integrante do Grupo de Estudos de Psicologia Refletir & Transformar. Psicóloga voluntária do Cursinho Pré-Vestibular, Grupo Pró-Estudar em Matão/SP no período de 2012 - 2014. Atualmente é professora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, São Carlos/SP.Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, educação sexual e avaliação psicológica.

Adriana Rodrigues Zocca, Prefeitura Municipal de Taquaral e professora da Prefeitura Municipal de Jaboticabal.

Possui graduação em História (1997) e Pedagogia (2000) pela Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, SP. Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade de Araraquara (1999). Pós graduação em Educação Especial (2008). Mestre em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Araraquara, SP (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Taquaral e professora da Prefeitura Municipal de Jaboticabal. Tem experiência na área de ensino fundamental I com enfoque na alfabetização, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), interessando-se por trabalhos com diversos grupos e faixas etárias associados a temáticas como sexualidade e educação sexual.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, SP.

Possui Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). É professora assistente-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". É integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX e tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares. 

Paulo Rennes Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, SP.

Possui graduação em Psicologia (1985) pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP; graduação em Pedagogia (1983) e mestrado em Educação (1989) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; especialização em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Infância (1988) e doutorado em Saúde Mental (1995) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; e pós-doutorado em Saúde Mental (1996-1997) pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2007). Foi vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, em Araraqura, de 1º de fevereiro de 2005 a 31 de janeiro de 2009, onde atualmente é Professor Adjunto (MS-5) no Departamento de Psicologia da Educação. É especialista do Conselho Estadual de Educação - SP e atua nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase na pesquisa em Sexualidade Humana, principalmente com os seguintes temas: educação sexual, história da sexualidade e da educação sexual, adolescência, sexualidade e sociedade. É professor e orientador de mestrado e doutorado nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UNESP, em Araraquara: Educação Sexual, do qual é o coordenador do Programa; e Educação Escolar, onde coordena a Linha de Pesquisa Sexualidade, cultura e educação sexual. Foi um dos fundadores e vice-coordenador do GT-23 Gênero, sexualidade e educação, da ANPED

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Publicado

23/06/2016

Como Citar

Nogueira, N. S., Zocca, A. R., Muzzeti, L. R., & Ribeiro, P. R. (2016). EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA PELOS EDUCADORES. HOLOS, 3, 319–327. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2302

Edição

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ARTIGOS

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