Editorial

Autores

  • José Yvan Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2285

Resumo

A tecnologia mineral como campo de pesquisa apresenta contribuições acadêmicas e industriais, demonstrando sua vitalidade e interação com o setor produtivo e os centros de pesquisa. É, justamente, essa área a ser contemplada neste terceiro volume da HOLOS, que apresenta artigos recomendados pelo XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology, realizado em outubro de 2013, em Goiânia/GO.

Assim, nesta edição especial, são publicados 44 artigos, abordando as seguintes temáticas:

  • Caracterização tecnológica;
  • Cominuição e classificação;
  • Concentração mineral com ênfase na flotação;
  • Espessamento;
  • Processos hidrometalúrgicos;
  • Tratamento de efluentes;
  • Reciclagem;
  • Simulação.

As contribuições são majoritariamente do Brasil, no entanto entre elas estão duas da Turquia e uma da Colômbia. Esse grande quantitativo de artigos na área de tecnologia mineral deverá estimular uma maior periodicidade de contribuições dessa área, fazendo este periódico despontar como um dos interlocutores para a manutenção das discussões acadêmicas e tecnológicas nessa área.

Dando continuidade à política institucional de difusão científica, este volume já conta com o Digital Object Identifier (DOI) em todos os seus artigos, garantindo sua indexação na plataforma CrossRef - http://www.crossref.org/. No caso deste periódico, os DOI’s aparecem com o formato – DOI: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1841. Nem é preciso dizer que ações dessa natureza ajudam a consolidar o periódico, levando-o também a pleitear o acesso a novos indexadores.

Também nesta edição passam a compor o conselho editorial os pesquisadores José Luis Silva Netto Junior (Economia, UFPB) e Nelma Mirian Chagas de Araújo (Eng. de Produção, IFPB). E, ao longo do ano, outros pesquisadores devem se integrar a esse conselho, visando fortalecer a representação multidisciplinar que caracteriza este periódico.

Neste ano de comemorações do Ano 30 e dos 10 Anos online de HOLOS, observamos, assim, a excelente trajetória da contribuição do Instituto Federal do Rio Grande do Norte para a difusão científica. O êxito de um veículo Open Acess como a HOLOS, cuja qualidade e perenidade têm-se mantido em todo esse tempo, deve-se a valiosa colaboração dos autores, dos avaliadores e do conselho editorial, que vêm sustentando o desenvolvimento deste periódico.

Em face dessa realidade, convido-os a compartilhar a alegria das comemorações com a leitura dos artigos aqui apresentados.

 

Prof. José Yvan Pereira Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

07/08/2014

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2014). Editorial. HOLOS, 3, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2285

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>