BIONANOPARTÍCULAS: PRINCIPAIS ASPECTOS E APLICAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA EM ESCALA NANOMÉTRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2209

Palavras-chave:

Bionanotecnologia, quitosana, Spirulina, celulose.

Resumo

A nanotecnologia é o termo utilizado para descrever a criação, manipulação e exploração de materiais em escala nanométrica. Bionanotecnologia é a aplicação da nanotecnologia nas ciências da vida, onde a matéria prima para obtenção de nanopartículas é de origem biológica. Esta ciência tem despertado grande interesse por ser de fontes renováveis, pela possibilidade de obtenção de novas propriedades dos materiais, que em dimensão nano, são totalmente modificadas, pela maior possibilidade de biocompatibilidade com o organismo humano, pelo auxílio em tratamentos mais eficazes de doenças (liberação controlada de fármacos), bem como no diagnóstico preventivo na área da saúde (agentes de imagem) e no controle de qualidade dos produtos da agroindústria (biossensores). O objetivo desta revisão foi abordar as bionanopartículas de maior evidência no campo da nanotecnologia, enfatizando as nanopartículas de quitosana, nanofibras de celulose e recentes estudos com Spirulina platensis, focando em seus processos de obtenção, suas características em escala nanométrica e suas aplicações nos diversos campos da ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Matias Navarrete Toledo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)/RS

Engenheiro de Alimentos graduado em 2007 pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)/RS. Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)/PR, em 2013. Atuou por cinco anos em indústrias do norte paranaense, tendo coordenado as áreas de produção e controle de qualidade em abatedouros avícolas e em planta industrial de suco de laranja concentrado. Também coordenou os setores de embalagem e higiene em indústrias do ramo de embutidos e de panificação. Atualmente, mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando na área de ciência de alimentos com cultivo celular e nanotecnologia.

Leonor Almeida Souza Soares, Universidade Federal do Rio Grande/FURG - RS

Possui graduação em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas (1964), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1980). Desde 1994, após aposentadoria como Profa Titular do Departamento de Bioqímica da Universidade Federal de Pelotas, passou a colaborar com a pós-graduação na área de Engenharia de Alimentos da FURG, inicialmente como Especialização, e posteriormente com a evolução para Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande, em alguns períodos com vínculo formal, em outros como colaboradora. Atualmente é bolsista Visitante Senior da FAPERGS ( 2013-2016) para o Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Escola de Química e Alimentos. Dedica-se às áreas de Bioquímica geral , de alimentos e nutricional, metabolismo de lipidios , ciência e tecnologia de óleos e gorduras e avaliação biológica de alimentos.

Referências

CALVO, P.; REMUNÃN-LÓPEZ, C.; VILA-JATO, J. L.; ALONSO, M. J. Development of positively charged colloidal drug carriers: Chitosan coated polyester nanocapsules and submicron-emulsions. Colloid and Polymer Science, v. 275, n. 1, p. 46 – 53, 1997.

CHAU, C. F.; WU, S. H.; YEN, G. C.; The development of regulations for food nanotechnology. Trends in Food Science & Technology, n.18, p. 269 – 280, 2007.

DOTTO, G. L.; CADAVAL, T. R. S.; PINTO, L. A. A. Use of Spirulina platensis micro and nanoparticles for the removal synthetic dyes from aqueous solutions by biosorption. Process Biochemistry, n.47, p. 1335 – 1343, 2012.

FAI, A. E. C.; STAMFORD, T. C. M.; STAMFORD, T. L. M. Potencial biotecnológico de quitosana em sistemas de conservação de alimentos. Revista Íberoamericana de Polímeros, v. 9, n. 5, p. 435 – 451, 2008.

FERREIRA, H.D.; RANGEL, M.C. Nanotecnologia: Aspectos gerais e potencial aplicação em catálise. Quimica Nova, Vol. 32, n. 7, p.1860-1870, 2009.

FOLADORI, G.; INVERNIZZI, N. Nanotecnologías en la Alimentación y Agricultura. Montevideo: Universidad de la República, 2008. 116 p.

FUJIMOTO, D.Y.; Produção de nanocompósitos poli(3-hidroxibutirato) / nanopartículas obtidas a partir de subprodutos da indústria amilácea. Projeto de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

LARANJEIRA, M. C. M.; FÁVERE, V. T. Quitosana: Biopolímero funcional com potencial industrial biomédico. Química Nova, v. 32, n. 3, p. 672 – 678, 2009.

Obs: A lista completa de referências encontra-se no arquivo submetido;

Downloads

Publicado

15/02/2016

Como Citar

Toledo, A. M. N., & Souza Soares, L. A. (2016). BIONANOPARTÍCULAS: PRINCIPAIS ASPECTOS E APLICAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA EM ESCALA NANOMÉTRICA. HOLOS, 1, 340–349. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2209

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.