AVALIAÇÃO E DEVOLUTIVA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203

Resumo

O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aula-atividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.

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Biografia do Autor

Cristiane Maravelli Fioravanzo, UMESP - Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2013) e especialista em Marketing (2010) pela mesma Universidade. Graduada em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2005). Atuou durante nove anos em áreas administrativas de empresas de grande porte e multinacionais. Desde 2010 atua na área acadêmica como professora no curso de Administração nas modalidades Presencial e EaD da Universidade Metodista de São Paulo com foco em disciplinas relacionadas aos temas: marketing, consumo consciente, administração com ênfase em marketing. Desenvolve atividade de parecerista da Revista Organizações em Contexto - ROC

Almir Martins Vieira, UMESP - Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), possui graduação (1996) e mestrado (2001) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, onde atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Administração (PPGA/UMESP), além de integrar o grupo de pesquisadores da Cátedra Gestão de Cidades. Consultor ad hoc da CAPES. Temas de interesse: cultura organizacional; ensino de Administração; trabalho; e políticas públicas para a Educação.

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, atendimento a clientes, educação continuada, consumo, sustentabilidade e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A. Voluntário em várias organizações do terceiro setor.

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Publicado

15/02/2016

Como Citar

Fioravanzo, C. M., Vieira, A. M., & Claro, J. A. C. dos S. (2016). AVALIAÇÃO E DEVOLUTIVA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. HOLOS, 1, 107–123. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203

Edição

Seção

ARTIGOS