ANÁLISE DO BALANCIM DA SUSPENSÃO DO PROTÓTIPO FÓRMULA SAE POR MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS

Autores

  • Darlan Almeida Barroso Universidade Federal do Ceará
  • Jéssyca Almeida Bessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Carlos André Dias Bezerra Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Mecânica
  • Jermana Lopes de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Auzuir Ripardo de Alexandria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2189

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o estudo do balancim, um dispositivo da suspensão do veículo Fórmula SAE que recebe os esforços oriundos do movimento de rolagem do veículo e os transmite para a estrutura do chassi de uma forma minimizada por uma relação de momento e suavizada pelo conjunto mola – amortecedor. Realiza-se uma revisão sobre parâmetros usados em dinâmica veicular e uma análise geométrica das forças e dos esforços provocados por tais. Em seguida, faz-se a análise pelo método dos elementos finitos, que utiliza a teoria de discretização de sistemas e analisa a resistência do componente baseado na energia de distorção, determinando a tensão máxima sofrida pelo componente e a região de maior solicitação e o fator de segurança para um carregamento estático

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos André Dias Bezerra, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Mecânica

Graduado em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal do Ceará em 1990, com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1996 e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Cinemática e Cinética de Mecanismos, Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico, atuando principalmente nos seguintes temas: Energia das Ondas, Robótica, Projeto Mecânico, Simulação Computacional, Modelagem de Robôs com Pernas, Construção de Máquinas, Orientação do Projeto Baja - SAE (2002 a 2013) e atual Orientador do Projeto Aerodesign - SAE. Foi tutor do PET - Engenharia Mecânica da UFC no período de 2011 até 2014.

Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em empresas locais entre 1993 e 2005, nas áreas industrial e de desenvolvimento de hardware e software. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Participou da elaboração do curso de Engenharia Mecatrônica onde atuou como coordenador. Como pesquisador atua nas linhas de Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica, Redes Neurais Artificias e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior. É líder dos grupos de pesquisa de Simulação Computacional e Robótica.

Referências

ALVES, P. S. L. Análise Comparativa do Desempenho de uma Suspensão Veicular Considerando Elementos Passivos e Ativos. 1997. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

AZEVEDO, Alvaro Ferreira Marques. Método dos Elementos Finitos. 1º Edição, Portugal: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2003.

DA CRUZ, M. D. Autodesk Inventor 10: Teoria e Prática. Versões Series e Professional. São Paulo: Editora Érica, 2006.

FERNANDES, J. L. C. Aplicação dos Elementos Finitos Singulares Híbridos na Mecânica da Fratura Linear Estática Bidimensional. 2002. 89 f. Tese (Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2002.

FILHO, A. A. Elementos Finitos: A Base da Tecnologia CAE. 2.ed. São Paulo: Editora Érica, 2000.

MERLING, M. C. C. Uma Abordagem Gerencial para o procedimento de Projeto de Suspensões de Veículos Terrestres. 2007. 173f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

MILLIKEN, William F.; MILLIKEN, Douglas L. Race Car Vehicle Dynamics; SAE International Editions, 1995.

NORTON, R. L. Projeto de Máquinas. 2.ed. Worcester: Bookman, 2006.

PINTO, T. H. A. Projeto e Desenvolvimento do Sistema de Suspensão e Direção de um Veículo Fórmula SAE. 2007. 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

REVISTA ENGENHARIA AUTOMOTIVA E AEROESPACIAL. São Paulo: SAE Brasil, 2001 - . Trimestral.

SAE INTERNATIONAL. Fórmula SAE Brasil. Rules For 2007 Formula SAE Event. São Paulo: SAE International Editions, 2007.

SODRÉ, D. J. R. Análise Plástica Limite por Elementos Finitos e Programação Matemática. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2007.

SORIANO, Humberto Lima. Método dos elementos finitos em análise de estruturas. São Paulo: EDUSP, 2003

ZIENKIEWICZ, Olgierd Cecil ; TAYLOR, R. L. The finite element method, vol. 01: The Basis. 5º edição. Butterworth-Heinemann Linacre House, 2000.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Barroso, D. A., Bessa, J. A., Bezerra, C. A. D., de Moraes, J. L., & Alexandria, A. R. de. (2015). ANÁLISE DO BALANCIM DA SUSPENSÃO DO PROTÓTIPO FÓRMULA SAE POR MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS. HOLOS, 5, 170–181. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2189

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)