Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo

Autores

  • Ana Lúcia Ovileira Aguiar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Mifra Angélica Chaves da Costa
  • José Evangelista de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2097

Resumo

Discutimos sobre as barreiras e as possibilidades com discentes surdos no Ensino Superior na esteira da construção de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva relatar a experiência de uma educadora, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, de uma graduanda e um discente surdo do Curso de Pedagogia, Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN que, na esteira da construção de um trabalho de conclusão de curso percebem-se aprendentes, rompem obstáculos, quebram grilhões e partem para um trabalho em seu diálogo entre LIBRAS e Língua Portuguesa. Os autores que fundamentam são: Josso (2010); Mantoan (2006); Passeggi (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005). Pensa o alcance do ponto de vista do caminho de minimização desses limites quanto aos sujeitos envolvidos, de alerta para os sujeitos acadêmicos ouvintes e surdos, do encolhimento das barreiras físicas, atitudinais, procedimentais e conceituais. Entende a via da aproximação, da escuta, da sensibilidade ao outro, da entrega como porta para a superação das barreiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Ovileira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraiba (2008). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bolsista de produtividade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusão. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC), conselheira titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) representando a Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Coordena pesquisa sobre a perspectiva (auto) biográfica de alunos com surdez da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPQ. Coordena pesquisa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) com a mesma temática. Coordena pesquisa intitulada A palavramundo camponês no curso de pedagogia: o doce sabor e busca de encontros e trocas na dança dos saberes na universidade com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, Sociologia, Antropologia, Educação Inclusiva trabalhando com as conceitos de análise: Memória, Identidade, Pertença, Ethos, Inclusão, Saberes e Tradição. Reune experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes e diaspóricos, Povos do Mar, Povos do Campo, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e Autobiografia.

Mifra Angélica Chaves da Costa

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação- POSEDUC/UERN. Participa do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Inclusiva da UERN. Já foi bolsista do projeto de pesquisa- PIBIC/ UERN intitulado- "Política de Educação Inclusiva, formação e prática: a relação entre o modelo de Educação Inclusiva e as práticas educativas desenvolvidas nas escolas públicas da cidade de Mossoró-RN" sob a coordenação da Profª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar. Foi também bolsista do projeto PIBIC/CNPQ, cujo título é "A perspectiva (auto) biográfica: um retrato dos saberes e experiências da inclusão de alunos surdos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte" orientado pela professora Drª Ana Lúcia Oliveira Aguiar. Atua principalmente nos seguintes temas: formação, Paulo Freire, educação popular, inclusão e prática social.

José Evangelista de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Possui graduação Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981). Possui curso de Especialização em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Tem licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Mental, Hospitalar e Ambulatoria e de CAps. Tem Curso de Formação em Psicologia Hospitalar. Palestrante em instituições sobre Violência Escolar, Violência Intrafamiliar, Motivação no Ambiente de Trabalho, Inclusão Social e Escolar. É professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(Mossoro).

Referências

Faria, E. M. B. Cavalcante, M. C. B. (organizadoras). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas - João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2 ed. São Paulo: Guerra e Paz, 1996.

Josso, M. C. A experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto) biográfica & Educação. (Série Clássicos das Histórias de Vida).

Passeggi, M. C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

Sassaki, R. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

Skliar, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 3 ed., 2005.

Downloads

Publicado

07/10/2014

Como Citar

Aguiar, A. L. O., Costa, M. A. C. da, & Lima, J. E. de. (2014). Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo. HOLOS, 5, 121–130. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2097

Edição

Seção

ARTIGOS