SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • evadio pereira filho IFRN
  • Cláudio César Antunes Florencio IFRN
  • Nilda Maria de C. P. G. Leone UnP

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2073

Resumo

Aos administradores que vislumbram construir uma organização ideal, com otimização do desempenho, realizar esforços para obter colaboradores satisfeitos deve ser uma das prioridades gerenciais. No entanto, Gibson et al. (2006) alerta que o alcance de um desempenho organizacional melhor perpassa pela compreensão dos valores, crenças e demais elementos que compõem a cultura organizacional. Logo, o presente artigo tem como objetivo investigar, na perspectiva dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a relação entre satisfação e cultura organizacional, com base no modelo ASH. Para tanto, foram entrevistados, mediante questionários, 307 sujeitos. Dentre os achados, houve a identificação de quatro dimensões da satisfação profissional, assim como seis fatores que retratam os estilos de cultura. Percebe-se, contudo, uma conformidade entre as dimensões encontradas neste estudo e aquelas presentes nos escritos de Quijano e Navarro (1999) e Barboza (2008). Ademais, nota-se, mesmo que de magnitude fraca ou moderada, a existência de correlação significativa entre cultura organizacional e a satisfação. Constatou-se que as quatro dimensões da satisfação estão relacionadas com pelo menos algum estilo de cultura – exceto convencional-tarefa e normativo, os quais esta associação não foi evidenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

evadio pereira filho, IFRN

IFRN - Reitoria. Graduado em Engenharia de Produção (UFRN), Especialista em Gestão Ambiental (IFRN), Mestre em Administração (UnP).

Cláudio César Antunes Florencio, IFRN

IFRN - Reitoria. Graduado em Ciências Contábeis (UFRN), Especialista em Contabilidade Pública (UGF), Mestre em Administração (UnP).

Nilda Maria de C. P. G. Leone, UnP

Doutorado em Ciências da Administração – Université de Grenoble II e Pós-Doc. em Ciências da Administração na Université de Savoie, Annecy, França.

Referências

BARBOZA, J. R. A satisfação profissional e a cultura organizacional: uma análise a partir do modelo de ASH no CEFET. Dissertação de Mestrado em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2008.

CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture. Addison-Wesley, 1999.

GIBSON, J. L. et al. Organizações: comportamento, estrutura e processo. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

MARTINEZ, M. C. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Publica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

QUIJANO, S.; NAVARRO, J. El ASH (Auditoria del Sistema Humano), los modelos de calidad y evaluación organizativa. Revista de Psicologia General y Aplicada, 1999.

SANTOS, J. V.; SUSTELO, M. Cultura organizacional e satisfação profissional: estudo desenvolvido num hospital privado. Revista Psico, v. 40, n. 4, pp. 467-472, out./dez. 2009.

Downloads

Publicado

04/08/2014

Como Citar

filho, evadio pereira, Antunes Florencio, C. C., & de C. P. G. Leone, N. M. (2014). SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. HOLOS, 4, 344–360. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2073

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)