AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PRÁTICA DA CULTURA DO FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE TAVARES-PB

Autores

  • Dalva Damiana Estevam da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Francisco Tibério Araújo Felizmino Professor do Instituto Federal da Paraíba
  • Marcelo Garcia de Oliveira Professor do Instituto Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2063

Palavras-chave:

Agronomia, Meio Ambiente, Degradação Ambiental

Resumo

A degradação ambiental é um fator preocupante principalmente na região Nordeste. Nessa região, as causas da degradação são diversas, sendo intensificadas pela ação do clima. As atividades antrópicas causam pressão sobre os recursos naturais, destacando-se a agricultura que provoca desequilíbrio nos ecossistemas como: perda da biodiversidade, modificação no ciclo hidrológico, entre outros. Além disso, com a ocorrência das secas, há diminuição da vegetação, depauperamento do solo e perda da biodiversidade pelas queimadas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a degradação ambiental a partir da prática do cultivo do feijão no município de Tavares, Paraíba. A metodologia utilizada envolveu visitas in loco, com registro fotográfico da área de estudo, no sentido de identificar a ação antrópica sobre o ambiente, bem como a aplicação de questionários. Observou-se que o desmatamento e as queimadas são as técnicas praticadas pelos agricultores que geram mais impactos negativos e que o preparo do solo é realizado de forma inadequada contribuindo para a erosão e lixiviação. Além disso, observou-se a utilização de agrotóxicos nas lavouras, o que vem contribuindo para a poluição do solo e do lençol freático. Ficou evidenciada a necessidade de mudança nas técnicas de preparação e conservação do solo, a fim de minimizar os impactos negativos observados. Destaca-se, portanto, a necessidade de mudanças de hábitos para que essa realidade seja modificada e os locais degradados sejam recuperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalva Damiana Estevam da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Gestão Ambiental pelo IFPB. Mestranda em Engenharia Agrícola - UFCG.

Francisco Tibério Araújo Felizmino, Professor do Instituto Federal da Paraíba

Professor Esp. do Instituto Federal da Paraíba - Campus Princesa Isabel

Marcelo Garcia de Oliveira, Professor do Instituto Federal da Paraíba.

Professor MS.c do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo

Referências

ALENCAR, Ane et al. Desmatamento na Amazônica: indo além da “emergência crônica”, [S. l.; s.n], 2004. Disponível em: <http://www.ipam.org.br/download/livro/Desmatamento-na-Amazonia-Indo-Alem-da-Emergencia-Cronica-/319>. Acesso em: 05 mar. 2012.

AZEVEDO, Andréa Aguiar. MONTEIRO, Jorge Luis Gomes. Análise dos impactos ambientais da atividade agropecuária no cerrado e suas inter-relações com os recursos hídricos na região do Pantanal. [S. l.; s.n], 2002-2003. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?3000>. Acesso em: 03 fev. 2012.

BELTRÃO, Breno Augusto et al. (Org.). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea no Estado da Paraíba. Diagnóstico do município de Tavares, Estado da Paraíba. Recife - PE: CPRM/PRODEEM, 2005.

CUNHA, Simone Alves da. Desmatamento e degradação do solo. Projeto Água e Cidadania na Bacia do Apa – Uma abordagem sistemática e transfronteiriça na Década Brasileira da Água CT- HIDRO/MCT/CNPQ. 2007. Disponível em: <http://www.planetaead.com.br/penaagua/apoio_didatico/artigos/ArtigoDesmatamento_Simone.pdf> Acesso em: 18 agost. 2012.

DIRANI, Ademar. Férias na Fazenda Ecológica. 1° reimpressão. Goiânia: Cegraf / UFG, 1988, p. 49-51.

DRUMOND, Marcos Antônio (Coord.) et al. Avaliação e identificação de ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade do bioma caatinga: estratégias para o uso sustentável da biodiversidade da caatinga. Petrolina- PE: [s.n], 2000.

EMBRAPA.Tecnologias para reduzir a prática das queimadas. In: ________. Embrapa: sistemas de produção. 1. Versão eletrônica, dez. 2000. Disponível em: <http://www.preveqmd.cnpm.embrapa.br/cartilha.htm> Acesso em: 24 ago. 2012.

FIRME, Deuseles João et al. Preparo de solos em áreas acidentadas. In: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais- IPEF. Circular Técnica n° 159, ISSN 0100-3453, 1988.

FIRMINO, Rafaelle Gomes; FONSECA, Márcia Batista da. Uma Visão Econômica dos Impactos Ambientais causados pela Expansão da Agricultura. In: Encontro de Extensão 10. UFPB-PRAC, 2008.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). IBGE: Cidades@: Tavares-PB. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=251660>. Acesso em 19 jun. 2012.

JUSBRASIL. Artigo 45 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/busca?q=artigo+45+da+Lei+9.605%2F98+&s=legislacao>. Acesso em 24 jun. 2012.

LEPSCH, Igo F. Solos - Formação e Conservação. 3° ed. Comp. Melhoramento de papel, São Paulo: [s.n], 1976.

LIMA, José Roberto de Lima et al., (Coord.). Programa de ação nacional de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca - PAN BRASIL. Brasília - DF: Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Recursos Hídricos, 2004.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de; CAPUTI, Eduardo; PANIAGO, Carlos Fernando Assis. Relatório do monitoramento orbital de queimadas no Brasil - 2001. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2001. 119p., il, mapas.

RAMOS, Samírames Rabelo Ramalho. A agricultura tradicional e a preservação da diversidade genética das espécies cultivadas. In: Agroline. 2006. Disponível em:

<http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=308>. Acesso em: 28 ago. 2012.

SABOYA, Rita de Cássia Cunha. Identificação de Solos e Paisagem do Assentamento Vale Verde, Gurupi, TO, para fins de Aptidão agrícola. In: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 227. Planaltina-DF: Embrapa Cerrados, Nov. 2008, ISSN 1676-918X.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Recuperação de Áreas Degradadas: Um campo multidisciplinar de pesquisas. In: Seminário Unesp. Rio Claro, 2006.

SIQUEIRA, Flávio Augusto Maretti. Direito Ambiental Penal: Aspectos relevantes da lei 9605/98. In: Salão de Iniciação Cientifica, PUCRS, 2008.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1982. 270 p.

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Silva, D. D. E. da, Felizmino, F. T. A., & Oliveira, M. G. de. (2016). AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PRÁTICA DA CULTURA DO FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE TAVARES-PB. HOLOS, 8, 148–165. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2063

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.