Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA

Autores

  • Ilane Ferreira Cavalcante
  • Dhierclay de Souza Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.204

Resumo

Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, Leitura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

14/10/2009

Como Citar

Cavalcante, I. F., & Alcântara, D. de S. (2009). Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA. HOLOS, 2, 132–144. https://doi.org/10.15628/holos.2009.204

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)