SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA A MÁQUINA DE IMPACTO CHARPY

Jermana Lopes Moraes, Jéssyca Almeida Bessa, Edson Cavalcanti Neto, Renan Bessa, Lorena Braga Moura, Auzuir Ripardo de Alexandria

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de implementar e desenvolver um sistema de aquisição de dados para a máquina de impacto Charpy. Assim, é realizado um estudo da máquina de impacto Charpy, do ensaio de impacto e das ferramentas necessárias para desenvolvimento do projeto. Utiliza-se um acelerômetro para determinar a aceleração nos eixos x e y do pêndulo Charpy durante a realização do ensaio. Para leitura e interpretação dos dados enviados pelo acelerômetro utiliza-se a plataforma de hardware Arduino UNO com software específico. Os dados enviados ao Arduino são apresentados em uma interface gráfica desenvolvida no Matlab. Nesta interface é possível inserir os dados iniciais de ensaio Charpy e apresentar ao usuário final os resultados finais de ensaio, como a energia de impacto, a resistência de impacto e a força necessária para romper o corpo de prova. Além disso, é apresentado ao usuário um gráfico da aceleração ao longo da realização do ensaio e o gráfico de força ao longo do tempo. Desta forma, registram-se os dados em um arquivo específico para análise e estudo posterior. A porcentagem de erro entre o valor medidor no mostrador da máquina e o resultado automatizado não ultrapassa o limite de 8 %.

Texto completo:

PDF

Referências


CALLISTER, W. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Livro 5º Edição, 2008.

COLPAERT, H. Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns. 4º Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

COSTA, F. Ensaios Tecnológicos – 3º Ciclo de Técnico em Mecânica. São Paulo, 2000.

DALCIN, G. Ensaio dos Materiais. Trabalho De Conclusão de Curso Apresentado ao Departamento do Curso de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2007.

FIGUEIREDO, K. Aplicação de Ensaio de Impacto Charpy Instrumentado no Estudo da Tenacidade à Fratura Dinâmica nas Soldas a Arco Submerso em Aços para Caldeiras. São Carlos, 2004.

FREESCALE SEMICINDUCTOR. Datasheet MMA7260. EUA, 2005.

GOMES, E.; TAVARES, L. Uma Solução Com Arduino Para Controlar E Monitorar Processos Industriais. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado ao Instituto Nacional de Telecomunicações, 2013.

GUIMARÃES, 2010; BEPPU, M. Apostila Arduino. Rio de Janeiro, 2010.

JUSTEN, Alvaro. Curso de Arduino.Rio de Janeiro, 2009.

LUCENA, E.; MARTINS, S. Instrumentação De Um Pêndulo De Impacto Charpy. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Foz do Iguaçu, 2006.

MCROBERTS, M. Arduino Básico. Editora Novatec, 2011.

MORAES, J. Instrumentação da Máquina de Ensaio Charpy. IV Simpósio de Inovação Tecnológica, 2010.

SANTOS, V.M. Instrumentação e Medida, Transdução e Condicionamento Elétrico. Universidade de Aveiro, 2003.

SOUZA, S. Ensaios Mecânicos de Materiais: Fundamentos e Aplicações. 5º Edição, 1982.

THOMAZINI, D.; ALBUQUERQUE, P. Sensores Industriais: Fundamentos e Aplicações. Editora Érica, 2011.

TÓTH, L.; ROSSMANITH, H. P.; SIEWERT, T. A.; Historical background and development of the charpy test. Elsevier Science Ltda. and ESIS, 2002.

ZWINGEL, G. Instruções de Serviço para o Mecanismo Pendula para o Ensaio de Resistência ao Impacto. Leipzig, 1968.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2008



 

HOLOS IN THE WORLD