SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA A MÁQUINA DE IMPACTO CHARPY

Autores

  • Jermana Lopes Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza, Laboratório Ensaios Mecânicos (LEM)
  • Jéssyca Almeida Bessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações
  • Edson Cavalcanti Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Caucaia
  • Renan Bessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza, Laboratório Ensaios Mecânicos (LEM)
  • Lorena Braga Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza, Indústria, Laboratório Ensaios Mecânicos (LEM)
  • Auzuir Ripardo de Alexandria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2008

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de implementar e desenvolver um sistema de aquisição de dados para a máquina de impacto Charpy. Assim, é realizado um estudo da máquina de impacto Charpy, do ensaio de impacto e das ferramentas necessárias para desenvolvimento do projeto. Utiliza-se um acelerômetro para determinar a aceleração nos eixos x e y do pêndulo Charpy durante a realização do ensaio. Para leitura e interpretação dos dados enviados pelo acelerômetro utiliza-se a plataforma de hardware Arduino UNO com software específico. Os dados enviados ao Arduino são apresentados em uma interface gráfica desenvolvida no Matlab. Nesta interface é possível inserir os dados iniciais de ensaio Charpy e apresentar ao usuário final os resultados finais de ensaio, como a energia de impacto, a resistência de impacto e a força necessária para romper o corpo de prova. Além disso, é apresentado ao usuário um gráfico da aceleração ao longo da realização do ensaio e o gráfico de força ao longo do tempo. Desta forma, registram-se os dados em um arquivo específico para análise e estudo posterior. A porcentagem de erro entre o valor medidor no mostrador da máquina e o resultado automatizado não ultrapassa o limite de 8 %.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jermana Lopes Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza, Laboratório Ensaios Mecânicos (LEM)

Indústria

Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações

possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em empresas locais entre 1993 e 2005, nas áreas industrial e de desenvolvimento de hardware e software. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Participou da elaboração do curso de Engenharia Mecatrônica onde atuou como coordenador. Como pesquisador atua nas linhas de Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica, Redes Neurais Artificias e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior. É líder dos grupos de pesquisa de Simulação Computacional e Robótica.

Referências

CALLISTER, W. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Livro 5º Edição, 2008.

COLPAERT, H. Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns. 4º Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

COSTA, F. Ensaios Tecnológicos – 3º Ciclo de Técnico em Mecânica. São Paulo, 2000.

DALCIN, G. Ensaio dos Materiais. Trabalho De Conclusão de Curso Apresentado ao Departamento do Curso de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2007.

FIGUEIREDO, K. Aplicação de Ensaio de Impacto Charpy Instrumentado no Estudo da Tenacidade à Fratura Dinâmica nas Soldas a Arco Submerso em Aços para Caldeiras. São Carlos, 2004.

FREESCALE SEMICINDUCTOR. Datasheet MMA7260. EUA, 2005.

GOMES, E.; TAVARES, L. Uma Solução Com Arduino Para Controlar E Monitorar Processos Industriais. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado ao Instituto Nacional de Telecomunicações, 2013.

GUIMARÃES, 2010; BEPPU, M. Apostila Arduino. Rio de Janeiro, 2010.

JUSTEN, Alvaro. Curso de Arduino.Rio de Janeiro, 2009.

LUCENA, E.; MARTINS, S. Instrumentação De Um Pêndulo De Impacto Charpy. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Foz do Iguaçu, 2006.

MCROBERTS, M. Arduino Básico. Editora Novatec, 2011.

MORAES, J. Instrumentação da Máquina de Ensaio Charpy. IV Simpósio de Inovação Tecnológica, 2010.

SANTOS, V.M. Instrumentação e Medida, Transdução e Condicionamento Elétrico. Universidade de Aveiro, 2003.

SOUZA, S. Ensaios Mecânicos de Materiais: Fundamentos e Aplicações. 5º Edição, 1982.

THOMAZINI, D.; ALBUQUERQUE, P. Sensores Industriais: Fundamentos e Aplicações. Editora Érica, 2011.

TÓTH, L.; ROSSMANITH, H. P.; SIEWERT, T. A.; Historical background and development of the charpy test. Elsevier Science Ltda. and ESIS, 2002.

ZWINGEL, G. Instruções de Serviço para o Mecanismo Pendula para o Ensaio de Resistência ao Impacto. Leipzig, 1968.

Downloads

Publicado

14/08/2014

Como Citar

Moraes, J. L., Bessa, J. A., Cavalcanti Neto, E., Bessa, R., Moura, L. B., & Alexandria, A. R. de. (2014). SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA A MÁQUINA DE IMPACTO CHARPY. HOLOS, 4, 224–240. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2008

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)