CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS MINERALIZADAS A ESTANHO DO ESTADO DE RONDÔNIA

Andre Borges Braz, Henrique Kahn, R. CONTESSOTTO, C. ULSEN, M. M. M. L . TASSINARI

Resumo


A crescente demanda por estanho no cenário mundial vem promovendo maior interesse no estudo de mineralizações primárias e mais complexas. Nesse contexto, estudos de caracterização tecnológica foram efetuados em duas amostras (sulfetada e oxidada), provenientes do norte do Brasil, Estado de Rondônia, com o objetivo de verificar as características da cassiterita e dos sulfetos presentes e suas associações com a ganga. Os estudos envolveram análises granulométricas, separações minerais e estudos de mineralogia quantitativa por microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS) utilizando análise de imagens automatizada (Mineral Liberation Analyser - MLA), possibilitando a obtenção da composição mineral, as características de associação e de liberação dos minerais de interesse e a partição dos elementos químicos nos minerais portadores. Os resultados indicam que as amostras têm teores semelhantes de estanho e de zinco e a mesma assembleia mineralógica, variando apenas a proporção relativa entre os minerais presentes. O grau de liberação da cassiterita para o material cominuído abaixo de 3,36 mm é da ordem de 40 a 50%. Os estudos sugerem que o processamento da cassiterita poderia ser efetuado em duas etapas de cominuição conjugados com concentração gravítica; os mistos e rejeitos, a depender dos teores de Sn e Zn, poderiam ser remoídos para a recuperação da esfalerita por flotação, obtendo-se ainda um eventual concentrado acabado de estanho.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRICH, R.; GU, Y.; BURROWS, D.; MOELLER, K. Modern SEM-based mineral liberation analysis. International Journal of Mineral Processing, v. 84, p. 310-320, 2007.

KAHN, H.; GABAS, S. G.; ROSSI, F. G. N. Liberação de minérios por meio de análise de Imagens, IV Congresso Ítalo Brasileiro de Engenharia de Minas, Canela, RS. Revista Egatea, Nº especial, p.281 a 287, 1996.

KRAMER, R.; HWANG, J.Y.; Identification of low concentrate species in iron ore using SEM/EDS/image analysis. Process Mineralogy XII, ed. Petruk, W. et al. The Minerals, Metals and Materials Society, p. 309-317, 1994.

LASTRA, R; PETRUK, W.; Image analysis technique and applications to mineral processing. In: Modern Approaches to Ore and Environmental Mineralogy. Short Course by International Mineralogical Association / Laboratório do Instituto Geológico Mineiro. S. de Mamede de Infesta. Portugal, 1997.

PETRUK, W.; Short Course on Image Analysis Applied to Mineral and Earth Sciences. Mineralogical Association of Canada. p.156, 1989.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1793



 

HOLOS IN THE WORLD